Comitê de Responsabilidade Social

Comitê de Responsabilidade Social beneficiou mais de 9.200 pessoas no 1º semestre de 2024

Por Paulo Veras
23/07/2024 08:58 | Atualizado há 1 mês

Amanda Melo, articuladora do Comitê, apresentou o balanço de ações no período Amanda Melo, articuladora do Comitê, apresentou o balanço de ações no período - Foto: Máximo Moura

O balanço de atividades do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) de janeiro a junho de 2024 aponta que mais de 9.200 pessoas foram beneficiadas. O Comitê é formado por quatro células e atua impactando servidores, parlamentares, colaboradores terceirizados, comunidade do entorno da Alece e sociedade.

A articuladora do CRS, Amanda Melo, explica que as ações da Célula de Saúde e Segurança no Trabalho e da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas têm seu foco no público interno.

Já a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental e a Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social têm seu trabalho mais direcionado ao público externo.

Principais ações

Segundo Amanda, o Comitê planeja suas atividades no início de cada semestre e muito foi feito neste período de 2024. “Atuamos bastante nestes seis meses no CRS, com destaque para as ações ligadas ao Programa de Educação Continuada e Orientada Ambiental (Agente Ecoa) e o lançamento do Selo Alece ESG na Gestão Pública", explica.

O Selo é uma ação da Alece e foi lançado em junho, com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O objetivo é reconhecer e incentivar as gestões que buscam um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Agente Ecoa tem como objetivo intensificar as ações em educação ambiental junto aos servidores. A ideia é desenvolver uma mentalidade orientada ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos no Poder Legislativo. “Com o Agente Ecoa, capacitamos servidores que passam a ter a responsabilidade de melhorar o ambiente de trabalho, buscando implantar medidas de sustentabilidade, como por exemplo, o não consumo de copo descartáveis, e o consumo sustentável de água e energia”, detalha.

A articuladora cita como outro fato importante a decisão da Mesa Diretora do Poder Legislativo de aprovar uma política de sustentabilidade para as compras efetuadas pela Casa. “Com as contratações de bens e serviços na Alece seguindo orientações de cunho sustentável, garantimos a importância dada ao tema por todos os parlamentares”, pontua.

Amanda Melo entende que o sucesso tem sido alcançado, em especial, por conta do alinhamento da Casa às ODS da ONU. “Fechamos esse semestre com números bastante positivos, com um trabalho excepcional de todas as células e alcançando resultados que vão além dos muros da Alece, beneficiando toda a população”, assevera.

Tenda da Sustentabilidade, atração do “Vem pra Alece”, realizado em abril - Foto: Marcos Moura

Principais atividades

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental teve em destaque as seguintes ações: programação realizada durante o Mês do Meio Ambiente, lançamento do pátio de compostagem, oficina de resíduos sólidos da saúde, lançamento e formatura do Agente Ecoa, tenda da sustentabilidade no "Vem pra Alece", homenagem aos catadores de resíduos, blitz de conscientização ambiental e lançamento do Selo Alece ESG.

Na Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, foram desenvolvidas as ações: Cine Alece, afetos literários, grupos sistêmicos, Projeto ‘Mãe, deixa eu cuidar de você’, grupos terapêuticos e de apoio, alcance socioemocional, roda de conversa para estudantes, "momento meditação" - podcast na Rádio FM Assembleia e farol masculino.

Ação pela 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com Meio Ambiente (Sipatma) - Foto: Junior Pio

A Célula de Fomento à Cidadania e ao empreendedorismo de Impacto Social esteve à frente da inauguração da academia ao ar livre bairro Pio XII, do acordo de cooperação técnica com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Semana da Equidade Racial, das oficinas de comunicação não violenta, do lançamento do projeto ‘Renda gera renda’, dos cursos de assistente de Recursos Humanos (RH) e mídias digitais, das oficinas e cursos para os participantes do "Renda gera Renda" e do Dia das mães na comunidade.

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, atuando diretamente para servidores e terceirizados, promoveu a Blitz de conscientização no Carnaval, o lançamento do Programa de Ergonomia para Prevenção de Doenças Ocupacionais (Proergo), palestras de prevenção a dengue e de boas práticas na alimentação e higiene no ambiente de trabalho, de gerenciamento seguro de resíduos da saúde, de prevenção de acidentes para motoristas, além de blitz nas copas e de sinalização nos estacionamentos, pilates laboral, implantação de placas sinalizadoras e 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com Meio Ambiente (Sipatma) 2024 - Abril Verde.