Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Comitê de Responsabilidade Social amplia atuação em 2022

Por ALECE
12/01/2023 12:12

Compartilhe esta notícia:

Comitê de Responsabilidade Social é composto por cinco células Comitê de Responsabilidade Social é composto por cinco células - Arte: Divulgação/CRS

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará finalizou o ano de 2022 com um panorama amplo e relevante de ações que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, norte para a atuação do órgão, criado em junho de 2021. As cinco células do Comitê promoveram, ao longo do ano, projetos que contemplaram servidores da Alece, comunidades do entorno, associações e entidades em variados municípios cearenses, beneficiando a população e multiplicando práticas exitosas dentro da perspectiva sistêmica e de governança.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece e líder do Comitê, afirma que desde a criação do Comitê, sabia da importância de atuar com responsabilidade social na Assembleia. "Confiamos no trabalho de todos que fazem a Alece, no potencial dos parceiros e no compromisso com o desenvolvimento do Ceará", destaca. Segundo ela, a avaliação do trabalho do Comitê em 2022 aponta que a atuação “seguiu ampliando os horizontes da Casa Legislativa, conectando o Parlamento cearense a importantes parceiros locais, nacionais e internacionais e, principalmente, abrindo a Casa do Povo à população”.

A idealizadora e líder do Comitê explica que são desenvolvidos projetos em diversas áreas a partir de uma perspectiva sistêmica, fortalecendo a governança, a transparência, a participação e o protagonismo da sociedade na transformação necessária para uma realidade mais justa e fraterna. “Cada iniciativa só é possível a partir do apoio do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), toda a Mesa Diretora e demais parlamentares, assim como dos servidores da Casa que, de forma dedicada, acolhem e multiplicam as ações e práticas exitosas”.

Em 2022, o Comitê de Responsabilidade Social teve um importante reconhecimento ao trabalho realizado ao ser finalista da 3ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A Alece foi finalista em duas categorias, Gestão e Atendimento ao Cidadão, contemplando na primeira categoria a implantação da área de Responsabilidade Social e, na segunda, a implantação de ações de saúde mental.

Trabalho em rede

O Comitê de Responsabilidade Social da Alece é composto pela Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher.

Segundo Luana Brasileiro, coordenadora do Comitê, ao longo de 2022 “o  Comitê aperfeiçoou a premissa do trabalho integrado que, consequentemente, ampliou o alcance das nossas ações, que envolvem servidores da Casa Legislativa, empresas, associações, órgãos públicos e demais entidades parceiras”. Os projetos atuam em diferentes áreas da sociedade a partir da avaliação da necessidade de iniciativas inovadoras que multipliquem as práticas exitosas e colaborem com o desenvolvimento socioambiental sustentável.

“O Comitê está conectado aos temas urgentes, às metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às demandas do Ceará e dos cearenses. Um trabalho que vem plantando sementes e sabemos que ainda há muito a plantar e colher”, destaca.

Ações em diversas áreas

Em 2022, o Comitê de Responsabilidade Social da Alece realizou centenas de ações em diferentes áreas e contemplando públicos diversos. As atividades contam com o trabalho em rede e a parceria com demais órgãos e setores da Alece, como o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Sala do Empreendedor, Corpo de Bombeiros, Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), entre outros.

Ao longo do ano, o Comitê também assinou acordos de cooperação com órgãos e entidades como a Cruz Vermelha Internacional, Senai, Senac, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Entre os destaques de 2022 estão ainda duas campanhas realizadas pelo Comitê e parceiros que formaram uma rede de solidariedade: campanha A Leitura Liberta, que arrecadou 10 toneladas de livros que foram doados ao sistema prisional do Ceará e campanha Doe Lenços, que arrecadou e doou mais de mil lenços para três instituições que tratam pacientes com câncer.

Temas como saúde, bem-estar, segurança, saúde mental, sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento social, cidadania, práticas sistêmicas, entre outras, são centrais nas ações do Comitê e seguem pautando o trabalho das equipes das cinco células, assim como a efetivação de parcerias que contemplem ainda mais pessoas e áreas do Ceará.

Cidadania

Em 2022, a Célula de Articulação e Fomento à Cidadania do Comitê realizou diversas atividades com comunidades do entorno, servidores, associações e movimentos. A promoção da cidadania e do desenvolvimento social em suas mais diversas esferas está no cerne da atuação da Célula. Ações em datas como Dia das Mulheres, Dia das Crianças, campanhas com foco na saúde, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul e na prevenção de violência à pessoa idosa fizeram parte da programação da Célula, contemplando informação, diversão e vivências para os participantes.

A Célula seguiu ainda realizando ações com a comunidade do Pio XII, no entorno da Alece, beneficiando moradores com momentos de saúde, empreendedorismo e bem-estar. Outro grupo que contou com diversas atividades em 2022 foram as associações e organizações de trabalhadores que atuam com reciclagem, que receberam formações, palestras, mediação sobre empreendedorismo e serviços de saúde. A equipe da Célula também promoveu uma série de apresentações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para os servidores da Casa, uma forma de conectá-los com o Comitê e as ações da Alece.

O empreendedorismo e a geração de emprego e renda são pontos importantes de ação da Célula, que mediou a assinatura de termos de cooperação para a realização de cursos, fomento à economia, informações e acesso à microcrédito, entre outras iniciativas. No primeiro semestre, foi implantado ainda o  posto do Ceará Credi, programa do Governo do Estado do Ceará, visando a promoção do empreendedorismo social em parceria com a Sala do Empreendedor da Casa.

Em novembro de 2022 teve início o curso de assistente administrativo em parceria com o Senac, que segue em 2023, qualificando estudantes do programa Alcance, servidores terceirizados e moradores do entorno.

Sustentabilidade

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê realiza um trabalho contínuo na Alece com foco na questão ambiental, buscando a otimização do uso dos recursos e a conscientização do público interno e externo acerca das questões ambientais. Em 2022, a Célula promoveu eventos abertos para debater questões como a gestão das águas subterrâneas, sustentabilidade na gestão pública, consumo consciente e economia circular,  ESG: governança ambiental, social e corporativa.

A equipe da Célula participou de eventos externos como forma de levar informação sobre sustentabilidade para um público maior, como o Mamala Pro Surf, Festival Mulheridades, projeto Praia Limpa Otimista, 5ª Semana do Mar de Fortaleza. No cotidiano da Alece, a Célula realizou diversas oficinas e formações com os servidores para a sensibilização para comportamentos sustentáveis, assim como a Campanha Lacrou, que arrecadou 292 quilos de lacres de alumínio, doados para a aquisição de cadeiras de rodas, muletas e outros materiais de acessibilidade destinados à diversas instituições.

A Célula realiza ainda a coleta e correta destinação de pilhas e baterias e de resíduos eletroeletrônicos para logística reversa, assim como a gestão dos resíduos sólidos da Alece, que são coletados, devidamente separados e doados às associações cadastradas que atuam com reciclagem.

Saúde e Segurança do Trabalho

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê realizou ações com foco na prevenção e promoção da saúde, segurança e bem-estar dos servidores da Alece, além de atuar como parceira em ações com comunidades do entorno e grupos contemplados pelas demais Células.

Palestras, cursos, atividades de sensibilização abordaram temáticas como alimentação saudável, comportamento seguro, manifestação de LER e DORT, ginástica laboral, combate à incêndio e primeiros socorros, trânsito seguro, segurança ocupacional, ergonomia. A Célula também atuou diretamente em campanhas como a do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Saúde Mental e Práticas Sistêmicas

A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas promoveu potentes e variadas ações ao longo de 2022 contemplando público interno, externo e parcerias com órgãos externos. Foram realizadas rodas de conversa sobre questões socioemocionais, a importância da saúde mental, a desmistificação dos transtornos mentais,  comunicação não violenta, assim como atividades integradas às campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Um destaque do ano foi o Cine Alece, evento com exibição de filmes e roda de conversa que contemplou, especialmente, o público jovem de escolas públicas.

A partir de atendimentos sistêmicos individuais e grupos de exercícios sistêmicos, a Célula efetivou estratégias dentro da abordagem sistêmica em busca do autoconhecimento e autocuidado. Ainda nesta perspectiva, foram realizados workshops com grupos e organizações, como conselheiros tutelares e servidores da SPS, sobre visão sistêmica e como ela  pode contribuir para as políticas públicas e os desafios de diferentes áreas de atuação.

Desenvolvimento Social da Mulher

Última a ser incorporada ao Comitê, a Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher realizou, ao longo de 2022, ações com foco no desenvolvimento, autoconhecimento, habilidades socioemocionais e comunicação não violenta.

As atividades contemplaram grupos de homens e mulheres e parcerias com setores da Alece e órgãos como a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Entre os projetos, o Florescer, Farol Feminino e Farol Masculino, Eu vejo você, além de ações durante a campanha Outubro Rosa.

Também fez parte da atuação da Célula a realização do Conecta Ceará e do Fórum Conecta que, em formato de Webinar, debateram temas de interesse público.

Balanço positivo e avanço

Com uma avaliação positiva das ações realizadas ao longo de 2022, as cinco Células do Comitê de Responsabilidade Social seguirão em 2023 buscando o fortalecimento das parcerias realizadas, a efetivação de outras e a ampliação de forma qualitativa e quantitativa das iniciativas que contribuem com o desenvolvimento social sustentável do Ceará e da população cearense.

Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, com Núcleo de Comunicação Interna

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também