Controladoria

Comitê de Gestão Estratégica inaliza plano para o período 2021-2030

Por ALECE
12/03/2021 13:42

Compartilhe esta notícia:

Reuniões virtuais do Comitê de Gestão e Estratégia da AL foram realizadas nesta semana Reuniões virtuais do Comitê de Gestão e Estratégia da AL foram realizadas nesta semana - Foto: Divulgação/ Controladoria da AL

A Controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, Sílvia Correia, informa que o Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia tem trabalhado durante toda esta semana no programa Alece 2030. O programa prevê a construção do planejamento estratégico do Poder Legislativo no período 2021-30. Com o auxílio da Fundação Dom Cabral, o colegiado tem tido a tarefa de priorizar os projetos da gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que vão ser concebidos, implantados , executados e monitorados.

Para definir as linhas do plano, o comitê se reuniu, no dia 5 de março, com representantes da Fundação Dom Cabral. Na oportunidade foram definidas, além da marca do programa, alguns alinhamentos da metodologia com o programa de execução. Conforme Sílvia Correia, esse alinhamento deixou claro que a Assembleia trabalhará em duas grandes frentes: uma, de curtíssimo prazo, que são os projetos a serem executados ainda este ano e em 2022, e outra, com os projetos de médio e longo prazo, para o período 2023/2030.

De acordo com a controladora, esses procedimentos exigem uma análise técnica e priorização, já adotadas pelo comitê, onde os projetos são designados entre quatro tipos de prioridade: muito alta, alta, média e baixa. "A gente já se reuniu com o presidente Evandro Leitão para finalizar as priorizações e estaremos nos reunindo com algumas áreas estratégicas, como a Unipace, Conselho de Altos Estudos, Departamento de Saúde e Assistência Social e Coordenadoria de Comunicação Social, dentre outros, para alinhar as ações e apontar as priorizações destes projetos", aponta Sílvia Correia.

Papel do planejamento

Na avaliação da controladora do Poder Legislativo, este planejamento tem sido um momento muito rico para a Casa, com o presidente Evandro Leitão "abrançando e valorizando as ações, como algo que nos vai dar segurança e minimizar os riscos, além de dar celeridade nos processos". Ela informa que já há previsão de capacitação das equipes que vão estar diretamente envolvidas no desenvolvimento dos projetos, a ser ministrada pela Fundação Dom Cabral.

A controladora informa ainda que haverá a participação da sociedade no programa para serem elaboradas e pensadas conjuntamente as ações que deverão ser implementadas até 2030. "A gente sabe que nenhuma organização será a mesma após a pandemia do Coronavírus, e não é diferente com o Poder Legislativo. Então, nada é mais oportuno, no que pese a realização do trabalho remoto, do que se pensar coletivamente. Isto se torna indispensável para esta construção", defende.

Sílvia Correia informa que deverá compartilhar, em breve, com todo o público da Assembleia Legislativa, a plataforma de projetos que fazem parte da gestão do presidente Evandro Leitão.  "Vale ressaltar também a importância do Comitê de Gestão Estratégica e da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional. A Assembleia supre uma grande lacuna. É um ganho o presidente ter comprado essa ideia e criado esse órgão, porque será permitida uma sinergia e integração entre os órgãos do Poder Legislativo", entende.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também