Comitê da Alece participa de ação da SEMA no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio
Por ALECE08/06/2022 17:04
Compartilhe esta notícia:
O Dia Mundial dos Oceanos, celebrado nesta quarta-feira (08/06), é mais um momento de destaque para a urgente mobilização para a preservação da biodiversidade e para o equilíbrio do meio ambiente de forma integrada.
Dialogando com essa temática e com as ações do Mês do Meio Ambiente da Alece, o Comitê de Responsabilidade Social da Casa, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, participou de ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, comentou que “por conta do sigilo da operação, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente optou por divulgar os resultados somente nesta quarta, no Dia Mundial dos Oceanos”.
Izaura Lila, gestora do Parque Estadual, única unidade de conservação submersa do Ceará, explicou que a ação de fiscalização e monitoramento retirou armadilhas em dois pontos do Parque: a Pedra do Mar e o Cabeço do Arrastado. Na unidade de conservação, a única pesca permitida é a de tipo artesanal, de linha de mão e anzol.“É importante destacar que as marambaias são tambores artificiais que tem por finalidade atrair principalmente crustáceos”, esclareceu.
A operação foi articulada e executada pela SEMA, por meio da Gestão do Parque, em parceria com o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar), a Escola de Mergulho Mar do Ceará, com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará e da Capitania dos Portos do Ceará. O barco utilizado para a expedição foi o Argo Equatorial, barco de pesquisa do Labomar da UFC.
Comitê e sustentabilidade
Yuri Passos, engenheiro ambiental e sanitarista e assessor técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê, participou da ação no parque marinho, que fica localizado a, aproximadamente, 18 km da costa de Fortaleza e ressalta a importância da Pedra da Risca do Meio e da sua grande biodiversidade.
Ele destaca a relevância da ação e do recolhimento das armadilhas, chamadas marambaias, para preservar o equilíbrio do Parque e também para sensibilizar a população sobre a existência desta unidade de conversação.
Saiba mais
O Comitê de Responsabilidade Social da Alece atua de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, promovendo a mobilização em áreas diversas, como cidadania, economia, saúde e meio ambiente. Entre os ODS está aquele que foca na vida na água e na conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
O engenheiro ambiental Yuri Passos explica que a poluição dos oceanos prejudica a vida marinha e o equilíbrio ambiental, assim, pensando na qualidade desses ambientes, é preciso estender a visão e ação também para os seres que os habitam e para a importância da sua preservação.
Da Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece / Com Assessoria da Sema
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna