Coordenadoria de Comunicação Social

Comac alerta para prazo de entrega de certificados pelos servidores

Por ALECE
19/06/2019 17:52

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Comac, Nara Sarmento Gomes Presidente da Comac, Nara Sarmento Gomes - Foto: Marcos Moura

A Comissão de Administração de Cargos e Carreiras (Comac), vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, que coordena o processo de avaliação de desempenho, alerta para o prazo de entrega de certificados de qualificação/capacitação profissional. O servidor efetivo que integra as folhas 2, 7 e 16 já pode procurar a sala da Comac, localizada no edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, anexo 2  da Assembleia, no 3° andar.

A presidente da Comac, Nara Sarmento Gomes,   reforça  que o prazo oficial compreende o período que vai do dia até o dia 20 de julho. "Os servidores já podem entregar os certificados tanto presenciais como semi-presenciais, trazendo a xerox para ser autenticada na Comac. Nosso atendimento é realizado de 8 horas às 17horas. Após a entrega, o documento vai para o protocolo, onde dará entrada em forma de processo'', revela.

A avaliação de desempenho tem como finalidade propiciar a ascensão funcional dos servidores da Assembleia Legislativa. Ela ocorre anualmente,  no período de 1° de julho do ano corrente a 30 de junho do ano seguinte, com efeitos financeiros a partir de de agosto de cada ano. A  presidente da Comac acrescenta que a progressão e promoção são obtidas mediante avaliação quantitativa e qualitativa.

Como são feitas as  avaliações

A avaliação qualitativa  é realizada com base na apuração de fatores subjetivos, de acordo com a observação da chefia imediata, envolvendo competência gerencial , competência técnica, interpessoal, inovação e gestão de mudança. A quantitativa é realizada com base em fatores objetivos como titulação  acadêmica, capacitação profissional, produção profissional, técnica  e cultural.

Concorre à progressão o servidor que preencher os seguintes requisitos: estiver no efetivo cargo/função; tiver cumprido o interstício de 365 dias na referência, contados de 1º de julho do ano corrente a 30 de junho do ano seguinte e que tiver atingido o percentual mínimo de 60% do total de pontos da avaliação qualitativa.

Saiba mais

A Comissão de Administração de Cargos e Carreiras tem como funções planejar, elaborar, organizar e executar de forma participativa o processo de avaliação de desempenho. O setor está disponível para tirar dúvidas pelos  telefones 85.3277.3736 e 3277.2797. Além da Comac, outros setores estão envolvidos na avaliação de desempenho: Divisão de Controle de Pessoal (Dicop), Coordenadoria de Planejamento e Informática e 1 ªSecretaria da  Mesa Diretora da Assembleia.

O desenvolvimento do processo de avaliação de desempenho dos servidores tem como principais objetivos: contribuir para o  desenvolvimento institucional, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no desempenho do servidor, assegurar que o desempenho individual seja avaliado de forma contínua e consistente e  elevar o grau de comprometimento  do servidor.

Os servidores à disposição de outros órgãos  serão  avaliados  da mesma forma, sendo encaminhados os formulários da avaliação de desempenho (FADS) I e III e o Formulário de  Informações Funcionais (FIF) aos órgaos em que ele esteja lotado, 20 dias  antes do início do processo de avaliação.

A avaliação de desempenho dos servidores do quadro de pessoal do Poder Legislativo é regulamentada pela  resolução nº 676/2016, de 30 de junho de 2016.

Veja também