Categoria Matriz

Coge inicia atividades de 2022

Por ALECE
10/02/2022 18:16

Compartilhe esta notícia:

membros do Coge  durante a 11 ª reunião ordinária membros do Coge durante a 11 ª reunião ordinária - Divulgação

O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou as atividades de 2022 com a 11ª reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (07/02).

Além da apresentação do Boletim da Estratégia e prestação bimensal de contas do meses de novembro e dezembro, o encontro teve como pauta o monitoramento dos projetos  do Alece2020-2030, em especial os priorizados pelo  presidente  da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT) para o biênio de sua gestão.

De acordo com a Controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, foi apontada a necessidade de priorização de novos projetos que surgiram ao longo da construção do programa durante o ano de 2021 para definir quais serão iniciados no ano de 2022 e consequentemente a definição dos gestores destas iniciativas.

''Também foram apresentados os requisitos para que os dirigentes dos órgãos indiquem os servidores que serão os responsáveis pelos projetos devendo prioritariamente serem escolhidos aqueles que passaram pelo treinamento da Fundação Dom Cabral, em elaboração e execução de projetos realizado em 2020''.

O Programa de Educação Continuada em Controle Interno (Pecci), que tem como objetivo oferecer qualificação permanente em Controle Interno aos servidores envolvidos no processo de gestão do Poder Legislativo, também foi tema da reunião do Coge.

Silvia Helena Correia destacou que por meio do PECCI, entre os anos 2018 a 2020 foram ofertadas 1.988 oportunidades de capacitação em parceria com a Unipace, que dá o apoio necessário na execução do programa.

 Em 2022, alinhado com o  Alece 2020-2030, bem como  com  as perspectivas, objetivos e projetos estratégicos, foi solicitado aos órgãos que demandem as suas necessidades por capacitação. ''Numa visão de 10 anos, na perspectiva de parlamento aberto e com a transformação digital presentes no Alece 2030, será necessário qualificar os servidores para executarem com maestria esses projetos. Os órgãos terão um prazo para propor que demanda de capacitação que irão necessitar para sentarmos com a Unipace e iniciarmos as atividades de 2022'', adiantou a controladora da Alece.

O Coge também debateu as providências iniciais da Lei Geral de Proteção de Dados já que o Poder Legislativo enfrenta o desafio de implantar a LGPD em sua administração.

Em 2021, foi realizado um estudo da legislação, benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e aperfeiçoa os seus próprios métodos), diretrizes para implantação e normatização da LGPD no âmbito do Legislativo estadual.

''Vamos realizar as providências iniciais para constituir um grupo na Alece que vai conduzir esse processo que a ser iniciado com um treinamento. Precisamos envolver todos os órgãos. Vamos fazer a contratação, termo de referência, submeter a direção superior  para contratar  um treinamento e depois dessas pessoas já prontas, vamos trabalhar para construir o inventário de dados pessoais na Assembleia”, revelou Sílvia Correia.

Saiba mais

O Coge é formado por titulares da Diretoria Geral, Controladoria, Diretorias Administrativa Financeira e Legislativa, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e Chefia de Gabinete da Presidência da Assembleia.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também