Controladoria

Coge faz reunião de avaliação anual dos projetos estratégicos da Alece

Por Júlio Sonsol
09/12/2024 12:37 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Entre os temas em debate, a avaliação dos indicadores estratégicos de 2021 a 2024 Entre os temas em debate, a avaliação dos indicadores estratégicos de 2021 a 2024 - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Comitê de Gestão Estratégica (Coge), realizou, nesta segunda-feira (09/12), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 43ª reunião ordinária. O evento foi presidido por Édipo Henrique, assessor de Controle Interno da Controladoria e suplente da controladora da Alece, Sílvia Correia, no Coge. Na pauta da reunião mensal, pontuaram temas como avaliação dos indicadores estratégicos do período 2021/2024, avaliação da metodologia e atualização do programa Alece 2030 e do modelo de atuação dos Comitês Técnicos Setoriais (CTS’s), e a implantação da Metodologia OKR.

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento (Codins) Estratégico da Alece, Heline Joyce, explicou que se tratava da última reunião do Coge em 2024, que fez uma avaliação estratégica da Assembleia Legislativa.
Nessa reunião, foram apresentados os resultados dos indicadores estratégicos e também foi feita uma apresentação com as ações desenvolvidas pela  gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), no período de 2021 a 2024. Segundo a coordenadora a apresentação foi montada conforme a cadeia de valores da instituição, apontando os processos finalísticos, de apoio à sociedade e de apoio à gestão da Casa.

"Durante essa gestão, muitas coisas foram realizadas e muitos avanços foram vistos na Casa. Continuamos sendo Assembleia Legislativa Ouro em transparência", explicou. A Certificação Ouro de Qualidade em Transparência foi recebida pela primeira vez 2023, pela Alece. A comenda é emitida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que apontou o parlamento cearense como a quinta Casa Legislativa estadual mais transparente do País.

Transparência

Heline Joyce explicou que o site da Alece foi aprimorado com a realização de hotsites feitos pela Coordenadoria de Comunicação Social da Casa. "Eles estão aí para quem quiser acessar e ver tudo que acontece Alece", disse. Ela também explicou que foi implantada a gestão por processo na Casa, com seus fluxos mapeados e com seus procedimentos definidos. "Eles estão sendo monitorados e nós temos por exemplo uma Controladoria cada vez mais forte que busca aí uma nova certificação IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna)", afirmou.

Também foi apontada a evolução da parte social da Alece, que cresceu com as atividades do Comitê de Responsabilidade Social e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). "O setor elevou muito o patamar dos seus serviços", destacou a coordenadora.  

Heline Joyce (centro), coordenadora de Desenvolvimento Institucional (Codins), durante a reunião - Foto: José Leomar

Com relação ao próximo ano, Heline Joyce revelou que a expectativa é a continuidade dos processos em curso, pela nova gestão que assume a Casa para o biênio 2025/2026. "Espero que venham premiações e novos avanços para a Assembleia Legislativa, por meio do Alece 2030. A gente vai provavelmente conversar com o novo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PDT), e os novos gestores, para indicar os rumos a serem seguidos”, asseverou.

Impactos

Édipo Henrique salientou que na 43ª reunião ordinária do Coge foram avaliados o planejamento Alece 2030 e seus impactos nos últimos anos. "Tivemos três anos de execução, e chegamos agora na última reunião ordinária de 2024 do Coge para justamente fazer a verificação do que avançou nesses quatro anos e apontar algumas correções de rumo e as oportunidades de melhoria", afirmou.

Na sua avaliação, o planejamento estratégico da Assembleia Legislativa tem os próximos quatro anos para alcançar os resultados pretendidos dentro do Alece 2030. "A partir de 2025 vai ser iniciada a nova gestão e veremos quais são mudanças da gestão e grandes avanços que podem ser implementados”, pontuou.

O assessor técnico de Controle Interno apontou os projetos que foram implementados, que se transformaram em uma marca da gestão da atual Mesa Diretora do presidida pelo deputado Evandro Leitão. Entre estes, ele destaca a questão da transparência da Casa.  "A próxima gestão já vai receber uma Assembleia Legislativa muito mais transparente", assegurou.

Participaram da 43ª reunião do Coge representantes da Controladoria, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Ouvidoria Parlamentar, Coordenadoria de Comunicação Social, Comitê de Responsabilidade Social, Diretoria Geral, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa, e Financeira e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 
 

Veja também