Coge avalia LOA e projetos prioritários da Alece
Por ALECE09/08/2022 10:53
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Ceará avaliou, em sua 17ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (08/08), a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023, abrangendo projetos prioritários e recursos para os investimentos da Casa.
O encontro contou com a presença dos órgãos que compõe o colegiado e de servidores recém-empossados, aprovados pelo concurso público realizado pela Alece, que tiverem a oportunidade de conhecer o funcionamento do colegiado. A reunião foi marcada ainda pelo acompanhamento dos projetos do programa Alece 2030.
Conforme ressalta a controladora da Alece, Sílvia Correia, devido ao período de crise econômica, é fundamental que as metas e prioridades da administração pública sejam definidas com cautela. ''Tratamos algumas definições em relação à proposta de Lei Orçamentária para 2023 que a Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado) está iniciando no sentido de priorizarmos quais serão os investimentos e as ações mais relevantes para o próximo orçamento. Vivemos um momento de restrição orçamentária e isso exige mais ainda que o planejamento funcione e que se consiga priorizar com critérios para evitar fazer isso de forma intuitiva'', destaca.
Plano de Auditoria Interna
Outro pauta do encontro foi o Plano de Auditoria Interna do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa. ''Agendamos a auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade da Consultoria Técnica Legislativa para setembro, de forma que, na sequência, a auditoria externa ocorra para manter a certificação com base na Norma ISO 9001:2015'', assevera.
Sílvia Correia adianta que oficinas de acesso à informação, em parceria com a Ouvidoria Parlamentar, serão realizadas de 22 a 26 de agosto, no laboratório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). "A Controladoria dará o suporte técnico por ser uma das macrofunções do Controle Interno pela Constituição Estadual e estaremos lá com todos os órgãos da Assembleia, representando o fluxo de acesso a informação e também o sistema que foi recentemente implantado para operacionalização da Ouvidoria'', pontua.
Ainda durante a 17ª reunião ordinária do Coge, foram apresentados os resultados do Plano para Sanar Fragilidades (PASF) que apontou 94,6% de eficácia. Implantando em 2019, o Plano é desenvolvido com metodologia de controle interno preventivo, tendo como objetivos principais tratar riscos que são as incertezas inerentes aos processos de gestão, ou prevenir a recorrência e repetição de problemas que já foram observados, para evitar que eles ocorram novamente. "No dia 13 de julho, fizemos a análise crítica e apresentamos excelente resultado'', frisa a controladora do Poder Legislativo.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801