Controladoria

Codins troca experiências com órgãos estaduais sobre Sistema de Gestão da Qualidade

Por ALECE
03/11/2022 20:02 | Atualizado há 1 ano

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Titular da Codins, Heline Joyce, recebeu representantes dos órgãos estaduais nesta quinta-feira (03/11) Titular da Codins, Heline Joyce, recebeu representantes dos órgãos estaduais nesta quinta-feira (03/11) - Foto: Máximo Moura

A Célula de Gestão da Qualidade, que integra a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, nesta quinta-feira (03/11), representantes da Célula de Gestão da Qualidade Organizacional (Cegeq), órgão vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

A visita teve o objetivo de compreender o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa da Casa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa.

Na ocasião, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, Heline Joyce, recordou que os processos da CTLegis são certificados, desde 2011, pela Norma NBR ISO 9001, e que a certificação mais recente, conquistada em   dezembro de 2021, abrange os serviços de consultoria técnica simplificada, estudo técnico, minuta de proposição legislativa, nota técnica, pesquisa e produção técnica literária.

Conforme destacou, para a obtenção da certificação da Norma NBR ISO 9001:2015, foram realizadas ao longo de 2021 várias atividades, incluindo diagnóstico, atualização e revisão de documentos, auditorias internas e externas que contaram com ampla adesão de servidores da Casa e o suporte da equipe da Diretoria Legislativa, da Consultoria Técnica Legislativa e da Célula de Gestão da Qualidade.

Para Heline Joyce, apresentar o processo de implantação do SGQ foi um momento oportuno para compartilhar a experiência exitosa da CTLegis. ''Recebemos representantes da Sesa que vieram compreender como foi o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na Alece, como definimos os nossos papéis e responsabilidades, a tecnologia utilizada na implantação e informações inerentes a essa implantação para que essas boas práticas possam ser adotadas futuramente na Sesa”, asseverou.

O papel do benchmarking

Patrícia Braga, orientadora da Célula de Gestão da Qualidade Organizacional, afirma ter feito benchmarking com outros órgãos estaduais a fim de colher informações norteadoras do processo de implantação do SGQ desde quando assumiu a função.

''Futuramente,  pretendemos implantar um Sistema de Gestão da Qualidade com foco na certificação ISO. Para isso, temos contado com a colaboração de alguns órgãos estaduais que possuem a certificação. Visitamos a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Assembleia Legislativa para entender como foi o processo, bem como quais os maiores desafios. Após a estruturação da Célula, estamos realizando o alinhamento estratégico, as competências da Célula e definição do escopo de trabalho para que desde já possamos trabalhar seguindo os requisitos da Norma”, afirmou.

Saiba mais

A certificação ISO 9001:2015 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização cujo foco das ações se concentra na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, é necessário cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias.

JB

 

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