Coordenadoria de Comunicação Social

Cobertura especial da Alece no 1º turno das eleições destaca poder da democracia

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias
07/10/2024 16:16 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Transmissão teve início às 8 horas deste domingo (06/10) Transmissão teve início às 8 horas deste domingo (06/10) - Foto: José Leomar

Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizaram cobertura multiplataforma do 1º turno das eleições municipais de 2024 durante mais de 13 horas ininterruptas, nesse domingo (06/10), destacando o poder da democracia e do voto consciente. A programação contou com análises políticas, debates qualificados e apuração dos votos, ao vivo, direto da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza.

As equipes da Alece TV, Alece FM, Alece Mídias, com apoio de profissionais do Núcleo de Comunicação Interna e da Agência de Notícias, estiveram unidas, pela primeira vez na história do Poder Legislativo estadual, para produzir conteúdo de qualidade e muita informação em tempo real. A cobertura ocupou espaço na TV, na rádio, no YouTube, nas redes sociais e no site da Alece. 

De acordo com a gerente-geral da Alece FM (96,7 MHz), Tarciana Campos, a cobertura superou as expectativas. Segundo ela, a competência e a dedicação dos profissionais garantiram a qualidade da transmissão. "Foi uma cobertura integrada entre os veículos da Alece. Foram 13 horas de transmissão seguidas, em um trabalho que mobilizou todas as equipes da rádio e da TV, em reportagens, em diferentes locais de votação, acompanhando candidatos e eleitores", celebra. 

Tarciana Campos destacou o trabalho dos 18 radialistas do interior, que participavam ao vivo com informações sobre a movimentação de eleitores e candidatos. "A colaboração de radialistas de todas as maiores regiões do Ceará foi importantíssima. Eles traziam atualizações sobre as movimentações nos locais de votação", analisou.

Balanço da cobertura

O gerente-geral da Alece TV, Rafael Luís Azevedo, frisou que o trabalho desenvolvido pelos veículos de comunicação da Alece foi positivo. "Entre os ganhos deste ano, a otimização, já que historicamente tínhamos equipes fazendo dois produtos que eram concorrentes. Com mais gente envolvida em uma única transmissão, tivemos mais braços para dar conta das várias possibilidades de cobertura e para estarmos mais tempo no ar", salientou. 

Equipes atuaram de forma integrada durante a cobertura - Foto: José Leomar

Rafael assinalou ainda que cerca de 90 profissionais da Alece TV e 30 da Alece FM estavam envolvidos na transmissão. Ele informou que a cobertura deste domingo foi planejada nas últimas semanas. "A gestão dessa transmissão foi dividida entre dezenas de colegas da redação e das áreas técnicas das duas emissoras, tendo à frente a chefe de redação da TV, Cibele Couto, eu e Tarciana Campos, gerente-geral da FM", detalhou. 

O orientador da Alece Mídias, Rafael Alves, classificou a cobertura das eleições deste ano como sucesso. Conforme ele, o trabalho foi colaborativo e eficaz. "Nosso objetivo foi garantir transparência e engajamento, e os resultados superaram as expectativas, fortalecendo ainda mais o compromisso da Assembleia Legislativa em promover a cidadania e apoiar a democracia. Essa cobertura foi um exemplo de como a união entre os nossos veículos pode servir à população com excelência", ressaltou. 

Saiba mais

A cobertura contou com os âncoras Kézya Diniz, Thiago Norões, Luciana de Andrade, Cláudio Teran, Luciano Augusto, Ian Gomes, Renato Abreu e Magnólia Paiva, que contaram com o apoio de toda a equipe de repórteres, editores, cinegrafistas e produtores da Alece TV e Alece FM.

Ao longo da programação, a cobertura contou com análises políticas da vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Clara Petrola; do professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Emanuel Freitas; da socióloga Carla Michele Quaresma; dos cientistas políticos Cleyton Monte, João Paulo Bandeira e Marcos Paulo Campos; do professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) Rosendo Amorim; das advogadas Katarina Brasil e Isabel Mota; do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Osmar de Sá Ponte; da representante do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Gabriela Bezerra, e do professor do curso de Ciências Sociais da UFC Jawdat Abu-El-haj.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também