ASSALCE

"Clube do Cérebro" inicia atividades para servidores aposentados e ativos

Por ALECE
04/08/2022 11:21

Compartilhe esta notícia:

Servidores aposentados e ativos previnem declínio cognitivo Servidores aposentados e ativos previnem declínio cognitivo - Foto: Virgínia Bastos/Assalce

O ''Clube do Cérebro'', que integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), iniciou o segundo semestre de 2022 nesta quarta-feira (03/08), promovendo atividades que estimulam as habilidades cognitivas, funcionais e sensoriais dos servidores aposentados da Casa.

A  terapeuta ocupacional e coordenadora do projeto, Nathália Gomes, ressaltou que a retomada das atividades foi marcada por um clima de reencontro, após o  período de recesso, em julho. ''Após dias  distantes, foi possível nos reencontrar e saber o que eles fizeram no período de férias. Tivemos a presença de familiares e, mesmo em clima  de confraternização, realizamos atividades para estimular o raciocínio lógico, a memória semântica, a atenção e o convívio social'', afirmou.

Conforme ressaltou, o ''Clube do Cérebro'' é voltado  para os servidores aposentados e os ativos, para atuar na prevenção do declínio cognitivo e promover a manutenção da saúde funcional.

O grupo se reúne sempre às quartas-feiras, de 9h30min às 11 horas,  na sede da Associação. Os interessados em participar do Clube do Cérebro devem entrar em contato com  Nathália Gomes, coordenadora do projeto, pelo telefone (85) 99991.5878.

Lissie Castro, uma das coordenadoras do Projeto Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Assalce, adiantou que em agosto, a Assalce  vai realizar outros momentos de integração voltados aos aposentados. "Estamos felizes pelo retorno das atividades. Na próxima quinta-feira (11/08), vamos levar os  servidores aposentados para a Praia do Pacheco, para um encontro lúdico e  de lazer. Outra programação será uma visita ao Complexo Ambiental e Gastronômico do Sabiaguaba, agendada para 18 deste mês, por meio do programa Casulo Cultural", adiantou.

Oficina de Pintura

A "Oficina de Pintura - Traço e Cor", da Assalce, também  retomou suas atividades nesta quarta-feira,  na sede da Associação, dando ênfase ao estudo da teoria das linhas na paisagem da perspectiva linear.

O servidor Elmiro Ribeiro, que conduz a atividade, ressaltou que  a Oficina busca quebrar o tabu de pessoas cuja crença é a de que só vão conseguir realizar alguma produção artística se tiverem um dom. ''A arte é inerente a cada um. É preciso apenas desenvolver. Aplicando essas teorias  passadas, as pessoas são capazes de melhorar o traço. Ao  longo do primeiro semestre, as aulas percorreram as técnicas das misturas de cores e dos traços para a construção de artes plásticas. Neste semestre, temos esse foco do estudo das linhas. Já me surpreendi com o bom desempenho dos  alunos e ao final do semestre, vamos reunir os trabalhos em um exposição durante a Semana do Servidor'', adiantou.

A pintura estimula a comunicação, a criatividade e aumenta a concentração, sendo também indicada como tratamento terapêutico, pois auxilia na redução do stress e ansiedade.

Para os interessados em participar da atividade, a "Oficina de Pintura - Traço e Cor" é realizada às terças-feiras, às 9h30min, e às quartas-feiras, às 14 horas. A atividade é aberta para os servidores, dependentes e demais interessados.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também