Clube do Cérebro da Assalce completa cinco anos estimulando habilidades cognitivas
Por Júlio Sonsol04/09/2024 11:30
Compartilhe esta notícia:
O Clube do Cérebro, que integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), completa cinco anos de atividades. Sob a coordenação da terapeuta ocupacional Nathália Gomes, a atividade realiza encontro semanais, Nesta quarta-feira (04/09), a ação reuniu cerca de 20 servidores com mais 50 anos da Casa, promovendo atividades que estimulam habilidades cognitivas, funcionais e sensoriais dos servidores aposentados ou na ativa.
A terapeuta ocupacional e coordenadora do projeto, Nathália Gomes, ressalta que a série de atividades foi marcada por atividades lúdicas e que ajudam a preservar a saúde das sinapses (junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio).
"O Clube do Cérebro trabalha com o estimulação cognitiva e reabilitação cognitiva para aquelas pessoas que já apresentam um declínio leve ou comprometimento cognitivo. Assim, realizamos atividades para melhorar a atenção, a memória e funções cognitivas do nosso cérebro. Sempre temos dinâmicas de grupos e atividades organizadas, planejadas para estimular algumas funções", revela a coordenadora.
No encontro desta quarta-feira, foi trabalhada a atenção sustentada, a atenção dividida e a memória. "Trabalhamos a memória recente e a memória semântica, que é a memória de conhecimento, uma bagagem que temos ao longo da vida", afirma Nathália Gomes.
Balanço de atividades
Após cinco anos de atividades, a terapeuta ocupacional avalia que o Clube do Cérebro, que está completando cinco anos, iniciado como grupo de convivência, tem produzido bons resultados para seus participantes, associados da Assalce. Ela destaca que quando se fala em cuidado com as pessoas, é sempre mais lembrada a realização de atividades físicas. Porém, quando vem a aposentadoria, aponta que as pessoas vão se perdendo em muitos papéis e muitas funções acabam sendo esquecidas.
Clube do Cérebro promove atividades que estimulam habilidades cognitivas, funcionais e sensoriais dos servidores - Foto: José Leomar
"Quando a pessoa está no exercício profissional, se sente ativo, com autonomia e com independência, porque está num ambiente de trabalho interagindo com muitas pessoas. Porém, os aposentados ou quem está na pré-aposentadoria vão perdendo papéis. Mas nós temos a oportunidade de refazer, pensar e também fazer novos projetos de vida. O Clube do Cérebro veio para estimular não só o cérebro, mas também a socialização, que é algo muito importante na vida de qualquer pessoa", acentua Nathália Gomes.
O resultado da ação, de acordo com a terapeuta ocupacional, é buscar trazer mais autonomia e independência aos participantes. "Assim, estaremos potencializando a qualidade de vida por mais tempo, de cada indivíduo. São habilidades que devem ser preservadas tanto nos adultos como nas pessoas idosas, por maior tempo possível", salienta.
Conforme ressalta a coordenadora, o ''Clube do Cérebro'' é voltado para a prevenção do declínio cognitivo e à manutenção da saúde funcional. "Mostramos para os participantes a importância de estar se exercitando e estimulando a mente, e assim favorecendo, as atividades cognitivas funcionais. Procuramos reforçar memória, raciocínio, atenção, concentração e funções executivas. Isso é muito importante para conseguir realizar com mais facilidade as atividades diárias do cotidiano", afirma.
Como participar
Para participar do Clube do Cérebro, cada pessoa interessada deve ser servidor ou servidora da Alece (ativos ou aposentados). Nathália Gomes recomendaque as atividades lúdicas e cognitivas devam ser iniciadas a partir da faixa etária de 50 anos. "Trouxemos a atividade à Semana dos Servidor para que todos tenham conhecimento do Clube e de sua importância para uma vida saudável", afirma.
O grupo se reúne sempre às quartas-feiras, de 9h30min às 11 horas, na sede da Associação. Os interessados em participar do Clube do Cérebro devem entrar em contato com Nathália Gomes, coordenadora do projeto, pelo telefone 85.99991.5878, ou buscar inscrição na sede da Assalce.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032