ASSALCE

Cláudia Leocádio Dias faz a poética da 37ª edição do curso Rodas em Biblioterapia

Por ALECE
12/08/2019 13:38

Compartilhe esta notícia:

Servidores e servidoras durante a atividade realizada na última quinta-feira (08/08) Servidores e servidoras durante a atividade realizada na última quinta-feira (08/08) - Foto: Paulo Rocha

A assistente social e arte terapeuta Claudia Leocádio Dias foi a responsável pela poética do 37º encontro do curso "Em Rodas de Biblioterapia", do Programa "Assalce Entre Artes: A Arte de Viver", promovido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, na última quinta-feira (09/08). Ela abordou a obra "O tempo entre costuras", da escritora espanhola Maria Dueñas, durante evento realizado no auditório Aquiles Peres Mota, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce).

A obra abordada conta a história conta a história de Sira Quiroga, uma simples costureira espanhola, filha de mãe solteira, sem grandes ambições, ambientada no período da revolução espanhola. Seu namorado Ignacio logo a pede em casamento, mas uma paixão por outro homem, Ramiro, faz com que ela rompa seu relacionamento e vá embora com o amante para o Marrocos.

Antes da partida, Sira conhece seu pai e recebe dele uma herança. E no novo país Ramiro aplica-lhe um golpe. Sozinha, assustada e sem recursos, a moça ganha, por caridade, um quarto na pensão da muambeira Candelária, e é essa nova amizade que propõe um negócio ilegal e perigoso para conseguir dinheiro e recomeçar a vida.

Reinvenção

Cláudia Leocádio, que é também consultora em desenvolvimento de projeto socioambiental, nominou a sua poética sobre o livro de "de Maria para Marias", por mostrar os aspectos comuns que existem na vida de todas as pessoas, apesar das singularidades trajetória de cada uma. "A autora Maria Dueñas mostra a todas nós, outras Marias, que podemos nos reinventar dentro de nossas possibilidades e assumir cada uma o rumo que deseja dar a sua vida", afirma.

Ela observa ainda que dentro de cada pessoa existe "um tesouro que precisa ser descoberto, e que dependendo dos nossos esforços podemos nos encontrar com as nossas riquezas". Para tanto, segundo ela, precisamos valorizar a própria vida e escolher atitudes positivas "para superar os obstáculos", acentua.

O curso Rodas em Biblioterapia é coordenado Por Lilian Rego e Jacqueline Assunção, com a supervisão do presidente da Assalce, Luís Edson Corrêa.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também