Departamento de Saúde e Assistencia Social

Círculo de Conversa "O Feminino em Movimento" envolve servidoras

Por ALECE
14/03/2023 15:29

Compartilhe esta notícia:

Servidoras durante a roda de conversa Servidoras durante a roda de conversa - Foto: Bia Medeiros

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (14/03), círculo de conversa sobre o tema "O Feminino em Movimento".  A atividade, realizada na sede do Centro, no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), foi conduzida pelas facilitadoras Socorro Fagundes, psicóloga, e Érika Conde, advogada.

A coordenadora do Centro, Raísa Lou, explica que os círtculos de conversa, voltados para servidores e servidoras da Alece, compõem um círculo restaurativo que propicia o diálogo entre as pessoas. "Existem algumas técnicas e princípios únicos, como o sigilo. Tudo que é dialogado em roda de conversa fica reservado apenas para as pessoas que participaram do momento", explica.

De acordo com ela, um dos principais objetivos do círculo restaurativo é trabalhar o caráter preventivo, para evitar conflitos. "Como Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, procuramos demandar e desenvolver ações preventivas. Dentro destas ações estão os círculos restaurativos", explica.

Raísa Lou observa que a cada mês é realizada uma atividade sobre um tema, sendo este mês voltado para temas de interesse das mulheres. "Assim trazemos alguns assuntos importantes, principalmente para quem está no piloto automático, no dia a dia, que precisam ser abordados", justifica. Ela observa que diante do ritmo de vida que todos levam, é preciso também parar para pensar e refletir sobre como agimos no cotidiano.

"É preciso parar, observar e se ver. Começar um trabalho interno voltado para o nosso dia a dia, como profissionais, seres humanos e tantas outras tarefas que as mulheres têm. São multifacetas que demandam cuidados e este é o momento", defende.

Rede de apoio

A advogada Érika Conde considera que a mulher vem ganhando espaço no mercado de trabalho e exercendo simultaneamente várias atividades, no lar e no espaço profissional. "O Círculo Restaurativo é importante, porque também falamos sobre a rede de apoio que a mulher necessita ao sair do trabalho, ao chegar em casa e ao cuidar dos filhos e até do marido. Hoje, ela vai abrindo as portas, neste movimento ainda um pouco lento, porque ainda algumas portas estão fechadas", afirma.

A facilitadora salienta que a mulher vem encontrando o seu momento de coragem e de respeito consigo mesma, e também de solidariedade entre as demais mulheres. "Assim, estamos realmente ocupando o espaço no mercado de trabalho, também", avalia.

Ao longo da atividade, a advogada Socorro Fagundes abordou o movimento feminino na vida. "Muitas vezes, no corre-corre, esquecemos do nosso lado feminino. Temos muitas tarefas e isso faz que nós esqueçamos de nossas essências. Há movimentos que temos de fazer para nos preservamos bem e plenas,  de acordo com que a vida nos oferece", assevera.

Saiba mais

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. O atendimento do órgão é voltado para servidores e comunidades do entorno da Alece, e demais encaminhamentos dos setores da Casa Legislativa e dos parceiros.

O equipamento está localizado na 4° andar, sala 305, Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), avenida Pontes Vieira, nº 2300, bairro Dionísio Torres. Os contatos podem ser realizados pelos telefones (85)2180.6513 e (85)2180.6514.

Júlio Sonsol

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também