Cineteatro São Luiz realiza mostra de filmes clássicos com entrada franca
Por ALECE15/12/2022 15:23
Compartilhe esta notícia:
O Cineteatro São Luiz, que integra o complexo Cultural do Estado do Ceará, vai realizar, a partir desta quinta-feira (15/12), a Mostra de Filmes Clássicos São Luiz. Nesta data, a primeira sessão ocorre a partir das 16 horas, com a exibição de “A Queda! - As Últimas Horas de Hitler”, com entrada gratuita e classificação Indicativa de 16 anos.
Este filme apresenta no meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Adolf Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" é baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em Nazismo. Concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2005.
No dia dia 16/12 (sexta-feira), às 16 horas, será apresentado “Um Lobisomem Americano em Londres” com entrada gratuita, classificação indicativa de 16 anos. A história mostra dois jovens turistas americanos, David Kessler (David Naughton) e Jack (Griffin Dune), em excursão pela Europa, viajando há três meses. Ao passar por uma região rural da Inglaterra, são mal-vistos pelos habitantes locais quando adentram uma espécie de bar ou estalagem. Ao saírem, recebem os mais esquisitos avisos: “Mantenham-se na estrada e afastem-se dos pântanos” e “Cuidado com a lua”. Mesmo assim, os jovens embrenham-se na escuridão e não percebem que estão sendo seguidos por uma criatura terrível.
No mesmo dia, a partir das 18h30min, haverá a apresentação de “O Príncipe das Sombras” com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos. A história conta sobre um padre que pede a um grupo de cientistas para examinar um misterioso cilindro de vidro que está enclausurado em uma cripta de uma igreja no subúrbio de Los Angeles. Durante sua pesquisa, os cientistas percebem que estão testemunhando um processo irreversível que libertará algo maléfico. O líquido do cilindro toma a forma humana. Conforme os membros do grupo são mortos um por um, percebem que só podem sobreviver lutando contra essas forças das sombras que querem dominar a terra.
Versão dos anos 1970 de King Kong entre as atrações
No sábado (17/12), às 13h30min, será exibido “King Kong” com classificação Indicativa de 14 anos. O filme, de 1976, mostra uma expedição de exploração de petróleo chega a uma estranha ilha, onde descobrem haver um gorila gigante, que resolvem capturar para ganhar dinheiro com sua exibição em Nova Iorque. Obviamente, as coisas darão errado, pois o animal fica aficionado pela jovem Dwan e o gorilão tentará a todo custo retornar para casa, levando a garota junto.
Na terça-feira (20/12), às 18h30min, a mostra traz “A Guerra do Fogo”, com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos. A história se passa há 80 mil anos, quando uma tribo primitiva protege desesperadamente sua posse mais valiosa - o fogo. Depois de um ataque de uma tribo vizinha, o fogo é apagado. Com falta de conhecimento para acenderem sua própria chama, a tribo sai em uma jornada épica pela selva pré-exílica em busca de uma nova fonte de fogo.
A programação de quarta-feira (21/12) terá, a partir das 18h30min, a apresentação de “O Quinto Elemento”, de Luc Besson, com entrada gratuita e classificação Indicativa de 14 anos. A história mostra Nova Iorque do século vinte e três. A Terra está prestes a ser destruída por uma enorme bola de fogo. Cornelius, um velho monge, sabe como parar a esfera em chamas: o Quinto Elemento, o Ser Supremo, que une os quatro Elementos básicos - Ar, Água, Fogo e Terra - deve ser convocado porque é o único ser que pode parar o mal que se aproxima. Cornelius recebe a ajuda de Korben Dallas, um motorista de táxi e ex-agente secreto, e de Leeloo, uma alienígena na forma de uma bela jovem. Muitas aventuras aguardam o trio enquanto eles partem para salvar a humanidade e lutar contra os horrendos Zorgs e seus aliados, os terríveis Mangalores.
Filme de guerra vencedor do Oscar e obra-prima de Kurosawa entre atrações
Na quinta-feira (22/12) haverá a apresentação, a partir das 18 horas, de “O Franco Atirador”, com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos. A película apresenta os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) que são operários de uma fábrica na Pensilvânia e se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Eles se despedem da família e dos amigos na festa de casamento de Steven e partem para a batalha. Um tempo depois, são capturados pelos vietcongues e passam por torturas físicas e psicológicas, sendo obrigados a jogar roleta russa entre eles. Os três amigos vão lutar para escapar dessa prisão. Grande sucesso da década de 1970, dirigido por Michael Cimino, "O Franco Atirador" venceu o Oscar nas categorias de melhor filme, direção, ator coadjuvante (Christopher Walken), som e edição na premiação de 1979.
A mostra se encerra na sexta-feira (23/12), com duas apresentações. Haverá a exibição, a partir das 16h30min, de “Planeta Fantástico”. A película conta a história do planeta Yagam, onde vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos deles. A classificação indicativa é de 12 anos.
Em seguida, será apresentado, às 18h30min “Ran” com entrada gratuita e classificação Indicativa de 16 anos. O filme concebido pelo diretor japonês Akira Kurosawa, é uma adaptação para o cinema da obra trágica de William Shakespeare, Rei Lear, transposta para o Japão feudal do século XVI, onde o Senhor Hidetorao, chefe da família Ichimonjis, decide dividir todos os seus preciosos bens entre seus três filhos, o que gera uma disputa sangrenta entre os irmãos, até um trágico desfecho. Vencedor do Oscar de melhor figurino, o filme teve indicações nas categorias de melhor direção, fotografia e direção de arte em 1986.
JS/SC, com site do Cinetratro São Luiz
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Festival Fartura é atração nos dias 23 e 24 de novembro
Fortaleza vai ser palco de mais uma edição do "Festival Fartura – Gastronomia do Brasil", que acontece neste sábado (23/11) e domingo (24/11), na Praç...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival FarturaFestival de cinema francês tem sessões até 20 de novembro
O Festival Varilux de Cinema Francês 2024 em Fortaleza traz para o público uma seleção de 19 filmes franceses inéditos e premiados, dentre os quais es...
Autor: Júlio Sonsol, com site do Festival Varilux de Cinema Francês 2024