Agenda Cultural

Cinema do Dragão comemora 12 anos com mostra de animação japonesa

Por Julio Sonsol
19/09/2025 14:18 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) - Foto: Divulgação

Qual a maior febre cinematográfica dos últimos tempos no mundo? Acertou quem pensou Anime, termo usado para definir as animações de vários estilos e gêneros produzidos no Japão.

Antenado a essa realidade, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar comemora os 12 anos da reinauguração do Cinema do Dragão oferecendo ao público a Ghibli Fest, uma mostra de 14 filmes com a marca da magia do Studio Ghibli.

A Viagem de Chihiro. Foto: Divulgação

A programação acontece de 18 de setembro a 1º de outubro. Entre as películas exibidas o clássico "A Viagem de Chihiro" (2001), que ganhou o Oscar de Melhor Animação e foi eleito pelo New York Times como um dos melhores filmes do século XXI. Acesse a programação completa.

As sessões no Cinema do Dragão acontecem de terça a domingo, sempre às 19h (exceto aos domingos, quando também haverá sessões às 17h). Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) e a classificação indicativa pode ser consultada na programação semanal.

Ghibli e o impacto das animações no mundo do cinema

O Studio Ghibli foi fundado em 1985 no Japão. É um estúdio de animação japonesa que já produziu 24 longas de animação, sendo o primeiro “O Castelo no Céu” (1986) e o mais recente “As Memórias de Marnie” (2014).

Criado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, a empresa tem como logotipo o Totoro, personagem do filme “Meu Amigo Totoro”, lançado em 1988. Em 2001, o Museu Ghibli, um museu dedicado as obras do estúdio, foi inaugurado.

Japoneses não ficarão sozinhos

Após anos de ampla dominação nipônica no mundo das animações orientais, a China chega com tudo.

O filme “Ne Zha 2”, do diretor e roteirista Yu Yang, foi lançado em janeiro deste ano e já arrecadou quase 2 bilhões de dólares em bilheteria e é o mais visto no ano e o quinto de todos os tempos em uma lista que tem na ponta "Avatar", segundo o site Box Office Mojo.

Ne Zha 2. Foto: Divulgação

A trama é uma sequência da mística jornada do personagem-título, Ne Zha, um jovem demônio criado por humanos. Ne Zha apresenta todas as características de sua natureza e tem como missão encontrar um elixir mágico capaz de restaurar o corpo de seu amigo, Ao Bing, que foi destruído por um raio.

A animação tem data prevista para estrear no Brasil, inclusive Fortaleza, no dia 25 de setembro e é aguardada com ansiedade pelos fãs.

O contra-ataque japonês também já está nos cinemas. Em “Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba: Castelo Infinito”, o anime que mostra a luta do protagonista Tanjiro Kamado para derrotar Onis (demônios) e proteger os inocentes chega às telonas.

Na saga, a vida do jovem Tanjiro muda totalmente quando ele descobre que sua família foi assassinada pelos Onis. Sua irmã, Nesuko, foi a única sobrevivente do massacre, porém transformada em demônio.

Tanjiro então parte em uma jornada para curar a irmã e se junta a uma organização dedicada a caçar demônios. Ele enfrenta diferentes inimigos em parceria com seus companheiros Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira. No fim, terá que usar de suas habilidades para escapar do local onde ocorrerá a batalha final.

Serviço

O Cinema do Dragão faz parte do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), que fica localizado na rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema.

Em virtude das obras que estão acontecendo na Praça Almirante Saldanha, a entrada está sendo feita pela Av. Pessoa Anta, para acesso ao piso inferior (Arena Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar, Multigaleria e Espaço Rogaciano Leite Filho).

 

Edição: Paulo Veras e Ana Vitória Marques

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja também