Agenda Cultural

Cine Ceará apresenta filmes vencedores em Cannes e Gramado com entrada franca; programação vai de 30/08 a 06/09

Por ALECE
29/08/2019 05:48

Compartilhe esta notícia:

"A Vida Invisível" tem sua estreia na abertura do evento, nesta sexta-feira (30/08) "A Vida Invisível" tem sua estreia na abertura do evento, nesta sexta-feira (30/08) - Foto: Divulgação

Os cearenses não têm disponíveis regularmente filmes de qualidade, com ingressos gratuitos, ao longo do ano. Mas quem quiser conferir filmes inéditos, inclusive os vencedores da mostra alternativa "Un Certain Regard" (Um Certo Olhar), de Cannes, e do Festival de Gramado (RS), é só chegar no Cine Ceará Festival Ibero-Americano de Cinema, que iniciará sua 29ª edição nesta sexta-feira (30/08) e prossegue até o dia 6 de setembro, no Cineteatro São Luiz.

A programação prevê a exibição de aproximadamente 40 títulos. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente nas bilheterias, uma hora antes do início de cada sessão. Para a abertura do festival, serão distribuídos 200 ingressos individuais na véspera, nesta quinta-feira (29/08), a partir das 10h30min, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

A premiére nacional do longa "A Vida Invisível" vencedor do prêmio "Un Certain Regard", do diretor cearense Karim Aïnouz, marca a abertura do 29º Cine Ceará, nesta sexta. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Estarão presentes, também, as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte.

“A Vida Invisível” foi selecionado como pré-candidato do Brasil ao Oscar 2020, na categoria melhor filme internacional. A escolha se deu em detrimento de “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que estreia nesta quinta-feira (29/08) em Fortaleza. No elenco, destaque para Fernanda Montenegro, que concorreu ao Oscar de melhor atriz em 1999 pelo filme “Central do Brasil”.

Outras atrações

Para o sábado (31/08), está prevista a exibição de “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, que terá seu lançamento mundial às 19 horas. Antes da apresentação, a atriz Lília Cabral receberá o troféu Eusélio Oliveira, sendo a segunda homenageada desta edição. Em seguida, será exibido “Canção sem nome” (Peru), de Melina León, primeiro dos sete longas que concorrem ao troféu Mucuripe.

No domingo, dia 1º de setembro, às 19 horas, haverá exibição do documentário Ressaca (Brasil), de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, que concorre na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. Os cineastas estarão presentes à sessão. Em seguida, o longa “Notícias do fim do mundo”, do cineasta cearense Rosemberg Cariry, também fará sua estreia mundial.

Já o encerramento do evento, previsto para o dia 6 de setembro, trará outra atração especial: o vencedor da 47ª edição do Festival de Gramado, tradicional evento do cinema brasileiro, realizado no Rio Grande do Sul. Trata-se do filme cearense “Pacarrete”, de Allan Deberton, que recebeu oito kikitos, troféu do evento: melhor filme, melhor filme pelo júri popular, melhor direção, melhor roteiro (Allan Deberton, Natália Maia, Samuel Brasileiro e André Araújo), melhor atriz (Marcélia Cartaxo), melhor atriz coadjuvante (Soia Lira), melhor ator coadjuvante (João Miguel) e melhor desenho de som. A exibição especial será a partir das 19h30min.

Neste ano o festival bateu recorde de inscritos, recebendo mais de 1.271 filmes de 12 países. Confira a programação completa da mostra no link cineceara.com/programacao.

Serviço: 29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. Data: 30 de agosto a 6 de setembro. Local: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro) e Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Mais informações: cineceara.com

Texto: Júlio Sonsol e Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829 

Veja também