Ciadi realiza Seminário sobre autismo nesta quarta-feira (05/04)
Por Assessoria de Imprensa do Ciadi, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece03/04/2023 13:44 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (05/04), o Seminário “Autismo: mais informação, menos preconceito”, de 8 horas às 18 horas, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).
No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com diagnóstico clínico e características que variam muito de pessoa para pessoa. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é único e a diversidade é um dos pontos essenciais para entender esse espectro abrangente que, por isso mesmo, apresenta demandas e atenções distintas.
Participando das ações de sensibilização e mobilização, o Ciadi reúne no seminário especialistas, profissionais, famílias e pessoas com autismo durante todo o dia de programação. O evento, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, é realizado em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Alece e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Temas diversificados
A abertura do Seminário será com o Grupo Interasom do Ciadi, com Rodrigo Félix, Laís Mororó e Thamisa Vasconcelos. Na programação da manhã, o evento debaterá os direitos das pessoas com TEA e luta anticapacitista com Rubinho Linhares, ativista da causa da pessoa com deficiência e coordenador Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência Partidário e Liduína Carneiro, advogada, participa do Núcleo de Acessibilidade da CMA/OAB.
O treino de habilidades sociais na vida adulta é o tema da palestra de Natalie Brito Araripe, psicóloga, analista do comportamento, diretora clínica da empresa Luna ABA. Ela participará no formato virtual.
No período da tarde, a programação inicia com a palestra virtual de Thiago Araújo Lopes, doutor em Psicologia e especialista em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento. Ele vai abordar a identificação do autismo nas diferentes fases da vida. Três mães de crianças com TEA compartilharão suas experiências com o público na palestra “Meu filho além do diagnóstico”. As convidadas para o momento são Helaine Oliveira, mãe do João Roberto de Oliveira Leite, Ana Luiza Cruz Oria, mãe do Pedro Oria Guedes e Waleska Aragão, mãe do Filipe Alves.
Para encerrar os momentos de fala, o Seminário abordará as vivências do autismo na vida adulta com Nicolas Gabriel Santana Silva, estudante de Ciências Contábeis no IFCE, Glairton Santiago, musicoterapeuta e Michelle Pascoa, psicopedagoga. O Seminário terá ainda um encerramento musical com Léo Araújo e crianças do Ciadi e o lançamento do livro “Autismo: Da janela para o mundo” de Jacqueline Aragão.
Saiba mais
O Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) realiza atendimento qualificado e especializado para crianças e adolescentes com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Criado em 2021, o Ciadi conta com equipe multiprofissional e atua para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e adolescentes em busca do exercício pleno da cidadania, além de apoio às famílias. Os atendimentos são focados em dependentes de servidores da Casa e das comunidades do entorno do Legislativo estadual.
Programação: Seminário Ciadi - Autismo: mais informação, menos preconceito. Data: Quarta-feira (05/04), das 8 horas às 18 horas. Local: Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes - Anexo II da Alece (Rua Barbosa de Freitas, nº 2674 – Dionísio Torres). 8h – Abertura: Grupo Interasom do Ciadi/ Rodrigo Félix, Laís Mororó e Thamisa Vasconcelos; 9h30 – Direitos de inclusão da pessoa com TEA e a luta anticapacitista/ Rubinho Linhares, ativista da causa da pessoa com deficiência e coordenador Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência Partidário; Liduína Carneiro, advogada, participa do Núcleo de Acessibilidade da CMA/OAB; 10h30 – Treino de habilidades sociais na vida adulta/ Natalie Brito Araripe, psicóloga, analista do comportamento, diretora Clínica da empresa Luna ABA; 13h10 – Acolhimento; 13h30 – Identificação do autismo em diferentes fases da vida/ Thiago Araújo Lopes, doutor em Psicologia, especialista em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento; 14h30 – Meu filho além do diagnóstico - Helaine Oliveira, mãe do João Roberto de Oliveira Leite, Ana Luiza Cruz Oria, mãe do Pedro Oria Guedes, Waleska Aragão, mãe do Filipe Alves; 15h30 – O autismo na vida adulta - Nicolas Gabriel Santana Silva, estudante de Ciências Contábeis no IFCE, Glairton Santiago, musicoterapeuta e Michelle Pascoa, psicopedagoga; 16h30 às 17h - Encerramento musical com Léo Araújo e crianças do Ciadi; 17h - Lançamento do livro “Autismo: Da janela para o mundo” de Jacqueline Aragão
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna