Categoria Matriz

Chatbot: Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp traz novidades para as Eleições 2022

Por ALECE
04/07/2022 14:20 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Serviço permite interação com a Justiça Eleitoral, por meio do canal Serviço permite interação com a Justiça Eleitoral, por meio do canal - Arte: Divulgação/TSE

Neste ano, ficou ainda mais fácil e rápido para as eleitoras e os eleitores que querem esclarecer dúvidas sobre as Eleições Gerais de 2022 em tempo real. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe algumas novidades para o chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o WhatsApp dois anos atrás, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral.

Conforme o Tribunal, a nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE”, como é conhecido o robô virtual, permitirá mais interação com a Justiça Eleitoral por meio do canal. O objetivo é aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da justiça eleitoral e aprimorar a navegabilidade para os usuários.

Com as novas funcionalidades, o assistente virtual, além de ser um aliado fundamental no combate da desinformação, passa a ser uma ferramenta de aproximação entre a Justiça Eleitoral e os cidadãos brasileiros.

Menu                                        

O chatbot conta com um menu de dezesseis tópicos com assuntos de interesse do eleitor que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até  como verificar o local de votação. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. A partir do chatbot, também é possível encaminhar facilmente esses conteúdos checados para amigos e familiares.

Como usar o assistente virtual do TSE

Para acessar o serviço, conforme o TSE, basta adicionar o número de telefone (61) 9637-1078 à sua lista de contatos do celular ou acessar o link wa.me/556196371078.

Em seguida , é preciso iniciar a conversa com alguma palavra, como "olá"  e seguir as instruções.

JB, com informações do Portal do TSE

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também