Agenda Cultural

Centro Dragão do Mar completa 27 anos com programação ao longo do final de semana

Por Julio Sonsol com informações do Dragão do Mar
24/04/2026 12:11 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Divulgação Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está em clima de festa! Para comemorar os 27 anos do equipamento cultural, há uma agenda de eventos culturais e artísticos até o próximo dia 28 de abril. 

Sessões de cinema, apresentações musicais, rodas de conversa, mostras e feiras com foco em iniciativas de economia criativa fazem parte da programação. 

Para celebrar os 27 anos do importante centro cultural cearense, o tema do aniversário é “Não existe Chico sem Matilde”, referência a Matilde Maria da Conceição, mulher negra, labirinteira e mãe de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. 

Música no Dragão

Nesta sexta-feira (24/04), a Praça Verde do Dragão terá shows do grupo Forró Briseira, do projeto Brega que Pariu e da cantora Priscila Senna, destaque do brega romântico. O anfiteatro Sérgio Motta recebe o encontro entre Tâmara Lacerda e Felipe Costta, nomes que representam a nova geração da música nordestina, além de apresentação da acordeonista baiana Lívia Mattos.

O sábado segue com eventos para todos os gostos. Na Praça Verde, a partir das 19h, o público poderá ver shows do projeto Iracema Sounds, reunindo Mumutante, Zabeli, Ayla Lemos e Joana Lima. 

Artista da Bahia, Burh leva ao palco o show de lançamento do álbum “Feixe de Fogo”. A noite na praça encerra com a banda Cidadão Instigado apresentando seu novo álbum homônimo.

No anfiteatro, a partir das 19h30, os shows das bandas cearenses Haru e Corja Haru e da banda Devotos, referência do punk/hardcore brasileiro, animam o público. 

Os shows têm classificação indicativa de 16 anos e contam com acesso gratuito mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal).

Teatro no Dragão

A programação desta sexta (24/04) também conta com o espetáculo “RamaDança”, de Ricardo Guilherme, às 19h30, no Teatro do Dragão. O grupo Dança das Antigas apresenta, no sábado (25/04), às 19h30, o espetáculo “Vazante”, e, no domingo, às 20h, a montagem “Vozes Bárbaras” é a atração. 

Todos as apresentações são gratuitas, com retirada de ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes de cada espetáculo. 

Economia criativa

A programação comemorativa também contempla iniciativas voltadas à economia criativa e à formação cultural. Nessa sexta-feira e sábado (24 e 25), a Praça Almirante Saldanha recebe a Feira Auê, reunindo expositores e incentivando a produção independente. 

Além da Auê, a Feira Fuxico Dragão, uma tradição do centro cultural, reúne artesãos, artistas, designers e pequenos empreendedores. 

Cinema em foco

A programação de cinema que integra as celebrações tem como destaque duas grandes ações: a Mostra Fortalezas, com obras cearenses, e a 2ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision.

Confira aqui a programação completa do Cinema do Dragão.

De 24 a 28 de abril, a Mostra Fortalezas ocupa as salas do Cinema do Dragão com 13 produções cearenses. São 12 curtas e um longa-metragem. A mostra aborda territórios, memórias e imaginários da capital cearense, transformando a cidade em personagem central. As sessões gratuitas terão retirada de ingressos a partir de uma hora antes das sessões na bilheteria, com acesso restrito a duas entradas por CPF. 

E, até o dia 29 de abril, o Cinema do Dragão terá a 2ª edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, com 14 filmes inéditos em Fortaleza, vindos de França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Suíça. 

Programação completa

Além dessa programação, o aniversário do Dragão do Mar segue com exposições, sessões no Planetário Rubens de Azevedo e rodas de conversa. Confira toda a programação no site do centro cultural: http://www.dragaodomar.org.br/ 

 

Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

Veja também