Dicas de Saúde

Célula de Saúde e Segurança do Trabalho orienta sobre ergonomia

Por Paulo Veras e Julyana Brasileiro, com Assessorias de Imprensa do Departamento de Saúde e Assistência Social e Comitê de Responsabilidade Social da Alece
12/07/2023 06:57 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Rosilene Aragão, ergonomista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, orienta sobre ergonomia Rosilene Aragão, ergonomista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, orienta sobre ergonomia - Foto: Bia Medeiros

Nesta quarta-feira (12/07), é comemorado o Dia Mundial do Ergonomista, em alusão à data que marcou a oficialização da ergonomia. Em 1949, na Inglaterra, diversos especialistas se reuniram também em um 12 de julho e deliberaram as diretrizes e a formalização da ergonomia, novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência.  

A ergonomista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, Rosilene Aragão, explica o papel de sua profissão na promoção da saúde do trabalhador. "O ergonomista é o profissional que utiliza ferramentas, acessórios e instrumentos a fim de melhorar a interação do ser humano com o ambiente que o cerca em seu cotidiano", afirma.

Rosilene, que coordena o setor de ergonomia da Alece, ressalta a importância do trabalho preventivo feito por sua equipe com servidores e servidoras da Casa. Ela conta que, com apoio da primeira-dama, Cristiane Leitão, iniciou o projeto de ginástica laboral. “Este trabalho já tinha acontecido antes comPrograma de Qualidade de Vida e agora foi retomado com grande aceitação pelos servidores”, assegura.

Tripé da ergonomia

A especialista explica que a Ginástica Laboral é uma das três ações que formam o tripé da ergonomia, junto com a Blitz Ergonômica e a Análise Ergonômica do Trabalho. A profissional também elenca os critérios que embasam uma conduta ergonômica, bem como as suas ramificações. "A ergonomia é praticada sempre que realizamos uma tarefa de forma segura, confortável e eficiente. Ela aparece em nosso dia-a-dia em diferentes modalidades: ergonomia ambiental, sócio-ambiental, microergonomia, macroergonomia, participativa, entre outras", observa.

Rosilene destaca que hoje a ergonomia está presente no nosso cotidiano, nos assentos desenvolvidos para automóveis, nas cadeiras ergonômicas, nas banheiras para bebês. Ela diz que esta é a ergonomia de concepção, que atua preventivamente, onde objetos ou ferramentas já são prensados e produzidos de maneira a evitar problemas. “Mas há também a ergonomia de correção, que trabalha com ajustes e recomendações para que problemas já existentes com a postura sejam minimizados”, completa.

Para os casos onde identificamos problemas mais graves os servidores são encaminhados para a Célula de Fisioterapia para que possam ter orientações mais específicas sobre o tratamento adequado diz a ergonomista. Ela fala que os casos que envolvem Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT) são exemplos. “Prevenção é a melhor solução para tudo em todas as questões que envolvem a saúde e a ergonomia não foge desta convicção”, acentua Rosilene.

Saiba mais

Atualmente o setor de ergonomia conta com a supervisão da fisioterapeuta ergonomista Rosilene Aragão e uma equipe de fisioterapeutas formada por Daiana Almeida, Helia Karinne, Ana Joice, Ana Carolina, Marjory Paixão e Virna de Aragão.

Para aqueles servidores e servidoras que desejem solicitar a inclusão do seu setor no projeto de ginástica laboral, basta entrar em contato com a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, pelos telefones (85) 2180-6530 e (85) 2180-6533.

Confira o vídeo do Projeto Dicas de Saúde, com a participação da ergonomista Rosilene Aragão.

Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também