Célula de Psicopedagogia do DSAS conscientiza sobre a Dislexia
Por ALECE26/10/2022 13:34
Compartilhe esta notícia:
A Célula de Psicopedagogia, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará destaca que outubro é o mês Internacional de Conscientização e a sensibilização da sociedade para a Dislexia. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento que atinge habilidades básicas de leitura e linguagem, sendo um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica.
Tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais que são encarregados pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam. Se evidencia pela dificuldade em decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. Existem outros fatores que podem estar relacionados a dislexia. São déficits nas funções motoras, dificuldades no processamento auditivo e visual, e no desenvolvimento psicomotor, comprometendo a capacidade de aprender a ler e escrever.
De acordo com a orientadora da Célula, psicopedagoga Lidia Andrade Lourinho, a Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, com origem neurobiológica. "Pessoas com dislexia apresentam funcionamento próprio do cérebro para os processos linguísticos, principalmente relacionados à leitura. Elas apresentam dificuldades em associar o símbolo gráfico, que é a letra, com os som que ela representa", assevera.
Lídia Lourinho também aponta como sintomas a dificuldade de compreensão de textos escritos. "Quanto mais precoce possível o diagnóstico, melhor, porque diminui os impactos da Dislexia sobre o desenvolvimento infantil ou adolescente", pontua. Ela salienta ainda que uma equipe multidisciplinar de profissionais podem ajudar no diagóstico. A orientadora é também pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), doutora em Saúde Coletiva (Uece/UFC/Unifor) e mestre em Educação em Saúde (Unifor).
Saiba mais
A Dislexia é também considerada um transtorno específico de aprendizagem, já que os principais sintomas impactam no desempenho acadêmico de estudantes sem que haja outra alteração neurológica, sensorial ou motora que justifique tais dificuldades.
Confira abaixo da matéria vídeo em que Lídia Lourinho trata sobre a Dislexia e importância do cuidado precoce.
JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS e site do Ministério da Saúde
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Videos
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS