Célula de Psicopedagogia destaca Dia Nacional dos Profissionais de Educação
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS04/08/2023 22:29 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Dia Nacional dos Profissionais de Educação é celebrado em 6 de agosto, que transcorre neste domingo. Instituída pela Lei nº 13.054, a data homenageia o trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. Nesse contexto, o papel do psicopedagogo é vital para a construção de um aprendizado eficiente e para a correção de falhas nesse processo.
A orientadora da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Mabelle Mota, destaca o papel do psicopedagogo na formação de uma mente aprendiz.
“A Psicopedagogia se preocupa em analisar as variáveis que interferem no desempenho do aluno, em todas as idades. O profissional da área atua como mediador entre a escola e a família, considerando que os problemas na assimilação do conteúdo resultam de vários fatores e contextos”, explica.
Retorno às aulas
Sobre a retomada da rotina estudantil, que marca o início de agosto, a psicopedagoga Edna Pires de Oliveira explica que ações preliminares devem ser tomadas, começando pelo diálogo parental. "Essa conversa entre pais e filhos deve tratar do agendamento de atividades. O planejamento estimula a disciplina no lar, previne intercorrências e otimiza o rendimento na escola. Além disso, ajuda a reduzir a ansiedade do estudante, que estará se reabituando, biológica e mentalmente, a uma rotina de responsabilidades com horários pré-estabelecidos e organizados", afirma.
A profissional acrescenta que a Célula de Psicopedagogia do DSAS se encontra à disposição para o atendimento de pessoas de todas as idades com entraves no aprendizado, sobretudo as crianças e adolescentes que retornam das férias escolares. "Estamos animados e prontos para acolher nossos valiosos aprendizes. Nosso trabalho consiste em facilitar a construção de um saber natural, rico e significativo, premissa de todo ser humano apto à cidadania", assevera.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS