Departamento de Saúde e Assistência Social

Célula de Fonoaudiologia realiza atividade da campanha de conscientização sobre o ruído

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria do DSAS
26/04/2023 17:53 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão - Fotógrafo : Máximo Moura

Dando continuidade à campanha de conscientização sobre o ruído, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quarta-feira (26/04), reunião com representantes e alunos do Instituto Filippo Smaldone, instituição filantrópica e pública que oferta apoio a crianças e adolescentes portadoras de deficiência auditiva. Ao término do evento, o Departamento e convidados realizaram um minuto de silêncio nos corredores do Anexo, visando a sensibilização sobre o ruído excessivo que influencia o cotidiano das pessoas.

Na ocasião, a primeira-dama da Alece, Dra. Cristiane Leitão, enalteceu as ações de fonoaudiologia desenvolvidas pelo DSAS. “Por ser fonoaudióloga, tenho um grande orgulho das ações realizadas pela Célula de Fonoaudiologia do DSAS, se atentando para questões e assuntos de bastante relevância da nossa sociedade. Minha primeira experiência, ainda na graduação, ainda me formando em fonoaudiologia, foi trabalhando no Instituto Filippo Smaldone, que é justamente de onde esses jovens vieram. Considero as reflexões trazidas sobre o ruído de grande importância, levando informação aos que mais precisam e estimulando as pessoas para adotar novos comportamentos”, afirmou.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, parabenizou a equipe de fonoaudiologia do Departamento pelas campanhas que vêm sendo realizadas. “Quero parabenizar o esforço de toda a equipe de fonoaudiologia, sobretudo a liderança da orientadora Socorro Timbó, através dos quais temos obtido grandes resultados”. Luis Edson ainda destacou o apoio inconteste recebido pelo presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão, e pela primeira-dama Cristiane Leitão.

A orientadora da Célula de Fonoaudiologia, Socorro Timbó, explicou a importância da campanha de conscientização sobre o ruído que vem sendo promovida pelo Departamento. “Trata-se de uma campanha de nível mundial que resolvemos adaptar para o nosso espaço, aqui na Alece. A audição é, muitas vezes, um aspecto negligenciado da saúde, e as pessoas não se dão conta dos impactos físicos, psicológicos e ambientais que o excesso de ruído pode provocar. Nosso intuito é, gradualmente, promover a atenção e a conscientização, de modo que as pessoas possam produzir um ambiente mais harmonioso”, explicou.

A representante do Instituto Filippo Smaldone, irmã Liliane Veiga, abordou a missão de sua entidade e expressou otimismo pela parceria celebrada. “Estamos aqui em Fortaleza desde 1988, e nosso foco é apoiar o desenvolvimento de crianças e adolescentes surdos, inclusive prestando amparo no âmbito espiritual. A parceria firmada entre o nosso instituto e a Alece é, para mim, um sonho conquistado, que ajudará esses jovens aqui presentes a ingressarem no mundo do empreendedorismo”, frisou.

Campanha 

 A ação ''Ruído na Comunicação?Todos sem Conexão!'' lançada na última terça-feira (25/04), pela Célula de Fonoaudiologia do DSAS , teve o objetivo de promover uma cultura de respeito à saúde auditiva e à comunicação para que possamos desfrutar de uma vida mais saudável e conectada.

Edição: Julyana Brasileiro 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também