Célula da A3P apresenta ações adotadas para melhorar eficiência energética na Assembleia
Por ALECE29/05/2020 09:31 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Célula da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Assembleia Legislativa do Ceará prossegue suas atividades com o intuito de promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social no âmbito do Poder Legislativo. Servidores e servidoras do setor participaram de reunião técnica nesta terça-feira (26/05), para discutir a eficiência energética nos órgãos públicos do Estado do Ceará.
Na ocasião, a coordenadora da Célula da A3P, Morgana Ferreira, apresentou as iniciativas adotadas nos anexos 1 e 2 da Casa para evitar o desperdício de energia, incluindo a utilização de lâmpadas de baixo custo energético, iluminação natural em boa parte dos ambientes internos, elevadores inteligentes, cobertura verde e o acompanhamento de contas de consumo. “A reunião é muito importante porque representa um momento de trocar experiências e de compartilhar conhecimento. Cada órgão que participou do encontro, dentre eles Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Cagece e Metrofor, apresentou seus cases contribuindo para conhecermos modelos e consolidarmos a eficiência energética nos órgãos públicos’’, destaca.
Em relação ao anexo III da Assembleia Legislativa, que está em fase de construção, Morgana Ferreira destaca ter exposto, durante a reunião remota, as ações sustentáveis que serão utilizadas. “Será um prédio mais sustentável com energia fotovoltaica, reuso de água, coleta seletiva, iluminação natural e ventilação cruzada. Estamos pleiteando a obtenção da etiqueta de eficiência energética também chamada de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence)’’, afirma.
Além da coordenadora Morgana Ferreira, a reunião também contou com a participação dos servidores do Poder Legislativo, Yuri Passos, membro da Célula da Agenda Ambiental da Administração Pública, e Raquel Rabelo, articuladora do Departamento de Administração, bem como representantes da Seinfra, Cagece e Metrofor.
Reconhecimento externo
A célula da Agenda Ambiental na Administração Pública da Assembleia Legislativa do Ceará possui o Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente (2012), o selo A3P Prata de Sustentabilidade na Administração Pública (2016) e o selo A3P do Sistema de Monitoramento Socioambiental (RESSOA), certificação do Ministério do Meio Ambiente que reconheceu ações de sustentabilidade adotadas pelo Poder Legislativo de 2018.
A conquista mais recente, foi em 2019, com o prêmio TCE Ceará Sustentável, do Tribunal de Contas do Estado, que premiou as melhores iniciativas de desenvolvimento sustentável criadas pelos órgãos da administração pública do Ceará.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna