Cartilha de práticas sustentáveis é editada pela Célula Ambiental
Por ALECE27/10/2020 17:02 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A sustentabilidade tem sido cada vez mais um diferencial da nova gestão pública, onde os administradores passam a ser os principais agentes de mudança. Simples e pequenas ações realizadas diariamente, como por exemplo, o uso eficiente da água e da energia, a coleta seletiva, o consumo responsável de produtos e serviços, entre outros, contribuem para este processo. Cada um pode fazer a sua parte nas atividades cotidianas, seja no trabalho, em casa, no escritório, na rua, na escola e em outros locais.
Dentro das comemorações da Semana do Servidor, a Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa, está lançando uma cartilha que busca orientar todo o conjunto de trabalhadores do Legislativo, em direção às boas práticas de preservação do meio ambiente. Conforme acentua a coordenadora da Célula, Morgana Ferreira, o objetivo da cartilha é relembrar aos servidores a importância dessas ações.
"Sem o apoio e a cooperação de todos, a nossa célula não caminha. Nosso trabalho visa o bem do meio ambiente e também dos servidores. Um dos objetivos do nosso trabalho é a qualidade de vida. Essa cartilha é também um agradecimento e homenagem a todos que trabalham nesta Casa, conjuntamente", acentua.
Juntamente com a cartilha, será distribuído um folder explicativo sobre ações do dia a dia. "Estamos expondo o que a gente pode fazer na Assembleia, e também em casa . Um gesto simples, como o desligar as lâmpadas, ou fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos já é uma forma de preservar os recursos naturais, o que beneficia a todos direta ou indiretamente".
Outro ponto destacado, revela a coordenadora, é a importância de ser cordial com os colegas de trabalho, dentro e fora do âmbito da Assembleia Legislativa. "Faz parte da qualidade de vida no local de trabalho manter o ambiente agradável, mantendo boas e saudáveis relações com os companheiros".
A administração pública, como grande consumidora de bens e serviços, como cumpridora responsável das políticas públicas, precisa dar o exemplo das boas práticas nas atividades que lhe cabem. O grande desafio consiste em transpor o discurso meramente teórico e concretizar princípios sustentáveis na gestão pública. Isso exige contínua mudanças de atitudes e de práticas.
Os conteúdos, de acordo com Morgana Ferreira, estão sendo produzidos de forma digital, como forma de economizar papel e, consequentemente, preservar também o meio ambiente. "Não faz sentido se utilizar de impressões físicas, haja vista que grande parte dos servidores estão em home office (trabalho à distância) e nós defendemos todo tipo de economia que tem impactos positivos na natureza".
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, t...
Autor: Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da AleceCompostagem de resíduos orgânicos feita na Alece contribui com sustentabilidade
Buscando promover boas práticas sustentáveis, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Amb...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna