“Cartas para Conceição” é lançado virtualmente pelo Inesp
Por ALECE10/02/2021 11:09
Compartilhe esta notícia:
A obra “Cartas para Conceição,” de autoria de Camile Baccin de Moura e Sarah Maria Forte Diogo será lançada nesta quinta-feira (11/02), às 16 horas, pela plataforma Zoom (através do link https://zoom.us/j/95063942749?pwd=MFIyejYyYUpBYmFFSm5JYXFCbmFDdz0). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. A ação faz parte das atividades do Instituto nesse período de trabalho híbrido.
O lançamento contará com a participação do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, deputado Renato Roseno (Psol), e do diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha. O jornalista Clóvis Holanda e os alunos da EEFM Aloysio Barros Leal, do Grupo Vozes Mulheres, são convidados especiais a participar do evento virtual. A apresentação da obra será conduzida pela Profª Drª Elba Soares e a mediação ficará por conta da professora Drª Karine Pinheiro, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).
O livro é fruto da experiência do Projeto Vozes Mulheres que possibilitou a seus alunos refletir sobre “feminismo, movimentos sociais, gênero, raça e classe”, utilizando leituras, pesquisas em grupos, debates, participação em seminários e intervenções artísticas. Durante a leitura encontram-se os sentimentos dos alunos sobre identidade e pertencimento, despertados por meio da leitura de obras da escritora negra Conceição Evaristo.
Vozes femininas e pretas em pauta
Entre os objetivos da idealizadora do Projeto e também uma das autoras da publicação, Camile Baccin de Moura, estão a disponibilização do livro para a rede de ensino cearense e, principalmente, o incentivo para que a voz feminina e preta, recente na literatura, encontre seus leitores e divulgue suas verdades. A autora acredita na leitura como um meio para obtenção de prazer, porém, acima de tudo, de ser um instrumento para a mudança da realidade de vida das pessoas.
A obra promete inúmeros desdobramentos, oferta sugestões de práticas de leitura com o uso dos textos literários de Conceição Evaristo, entre outras afro-escritoras contemporâneas. Ela é dividida didaticamente pelos capítulos: “Considerações sobre letramento literário, práticas de leitura e educação antirracista”, “Vozes Mulheres: mediações de leitura afro-brasileira na escola pública”, “Cartas para Conceição, diálogos de gênero, raça e classe” e “Considerações finais”.
Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar o Poder Legislativo por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Este trabalho nos leva a refletir, criticamente, sobre nossa memória, enquanto povo, e mostra-se como um valoroso exercício que eleva a qualidade do nosso ensino público,” afirma.
Da Assessoria de Imprensa do Inesp
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna