Caravana da Solidariedade amplia apoios na AL-CE
Por ALECE05/04/2019 17:19
Compartilhe esta notícia:
A campanha de sensibilização dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará para doação de sangue, realizada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) teve o apoio incondicional do Corpo da Guarda da Casa formado pela Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
Em reunião com os representantes das duas entidades, o diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, explicou o projeto da Caravana da Solidariedade e o intuito de sensibilizar aos servidores e parceiros da Assembleia para se engajarem na doação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A ação conta também com o apoio da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e Núcleo de Comunicação Interna.
O diretor do DSAS, Luís Edson, acrescenta que em outras oportunidades a Assembleia, por meio de seus servidores e servidoras, já contribuiu significativamente para o estoque do Hemoce e agora não será diferente. “Acreditamos que a campanha já é sucesso e esperamos contar com todos a se fazerem presentes nos dias 9 e 10 de abril (terça e quarta-feira), quando estaremos com as vans para levar os voluntários que se cadastrarem no período da manhã e da tarde até o Hemoce, onde ocorrerá a coleta. Depois de concluída a ação, o transporte trará os servidores de volta a Assembleia”, explica.
Mobilização
Luís Edson agradece ao Corpo da Guarda da Assembleia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que se mostraram sensíveis ao projeto Caravana da Solidariedade e desde já se comprometeu a participar efetivamente da doação de sangue para contribuir com o estoque do Hemoce. O diretor do DSAS, que está também fazendo o trabalho corpo-a-corpo junto aos servidores e servidoras da Casa, reitera que esta campanha é muito importante principalmente nesta época do ano.
“Sabedores do problema da falta de sangue e que nos feriados existe o aumento da demanda decidimos realizar a Caravana da Solidariedade neste período que antecede a Semana Santa, que neste ano será entre os dias 19 e 21 de abril", afirma.
A Caravana da Solidariedade, lembra Luís Edson Corrêa, “é um projeto que percorre o Ceará em busca de doadores. Nós que fazemos a Assembleia Legislativa podemos contribuir muito com o Hemoce, entrando nessa Caravana, doando sangue e salvando vidas”, defende.
Para manter um estoque considerado razoável e capaz de suprir as necessidades da rede hospitalar pública do Estado, o Hemoce precisa de mil bolsas de sangue distribuídas entre os fatores Rh positivo e negativo. Normalmente o fator negativo é o que mais preocupa, por ser mais raro.
Para ser doador de sangue é preciso:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50 kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
- Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS