Departamento de Saúde e Assistencia Social

Campanha de vacinação contra Covid-19 com imunizante bivalente começa nesta segunda-feira (27/02)

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS
27/02/2023 09:46

Compartilhe esta notícia:

Estimativa é do recebimento de 729.480 unidades do imunizante da Pfizer em todo o estado Estimativa é do recebimento de 729.480 unidades do imunizante da Pfizer em todo o estado - Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Ministério da Saúde anunciou recentemente o envio de doses da vacina bivalente contra a Covid-19 para os estados. No Ceará, a estimativa é do recebimento de 729.480 unidades do imunizante da Pfizer. Com início nesta segunda-feira (27/02), a primeira fase da vacinação contempla os grupos prioritários: idosos com 70 anos ou mais com a quarta dose, imunocomprometidos, indígenas e quilombolas.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta primeira fase, a meta é vacinar, no mínimo, 90% da população de cada grupo prioritário em todo o Ceará. As vacinas bivalentes são destinadas ao reforço da imunização contra a ômicron, variante do coronavírus em maior circulação no mundo, e suas subvariantes.

“Desde o início da vacinação contra a Covid-19, o Governo do Estado tem trabalhado para oferecer soluções logísticas ágeis para fazer as vacinas chegarem a todas as regiões com antecedência, garantindo a imunização de todos e todas. Reitero a importância de manter o esquema vacinal atualizado, a fim de evitarmos quadros graves da doença, hospitalização e óbitos”, pontuou nesta sexta-feira (24/02) o governador Elmano de Freitas (PT).

Saiba mais

Conforme o médico infectologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Danilo Amâncio Campos, o grande ponto de virada no enfrentamento da pandemia de Covid-19, que completa três anos, foi o surgimento de uma vacina eficaz. "A partir deste momento, houve uma queda muito acentuada na mortalidade e hospitalizações. Tudo isso tornou mais evidente a importância das imunizações no combate às doenças infectocontagiosas", afirma.

Por isso, acentua o profissional de saúde, é importante que toda a população atenda à convocação para a vacinação. "Todos devem atualizar seus cartões de vacina. Há cada vez mais vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e basta procurar a sua Unidade Básica de Saúde, para ser atendido", orienta. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também