Departamento de Saúde e Assistência Social

Campanha da Voz beneficia servidores da Alece

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS
18/04/2023 14:44 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Campanha terá várias etapas Campanha terá várias etapas - José Leomar

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) iniciou, nesta terça-feira (18/04), campanha alusiva ao Dia Mundial da Voz, intitulada Campanha da Voz. As atividades foram desempenhadas pela Célula de Fonoaudiologia do DSAS e a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

Na ocasião, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, assinalou a importância da saúde vocal. "A  voz necessita ser bem cuidada, não só pela ferramenta de comunicação fundamental que ela representa, mas pelo número de doenças que podem lhe acometer, podendo gerar consequências graves e perenes para a vida das pessoas, interferindo não apenas na fala, mas também na audição", frisou.

O diretor parabenizou a orientadora da Célula de Fonoaudiologia e equipe pela realização da campanha. "Quero parabenizar a Célula de Fonoaudiologia, na pessoa da fonoaudióloga Socorro Timbó, que realizou este importante evento que conta, inclusive, com a presença do Dr. Luiz Martan, médico otorrinolaringologista contratado pelo Departamento e que está ofertando hoje exames de faringe e laringe", pontuou.

Luis Edson destacou ainda o apoio da Alta Direção do Poder Legislativo. "Quero aqui destacar o apoio do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, e da primeira-dama Cristiane Leitão, que nos dão condições para que trabalhos como este sejam bem elaborados. Trata-se de mais um trabalho de alto nível que endossa a missão do Departamento, de prevenir doenças e promover a saúde", asseverou.

Cuidados necessários

O médico otorrinolaringologista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Luiz Martan, apontou os cuidados que devem ter os profissionais que fazem da voz o seu principal recurso de trabalho. "Radialistas, professores e outros profissionais que se comunicam muito devem zelar pela voz. Esse grupo de pessoas precisa acentuar a hidratação e falar de maneira pausada, e atentar-se para a climatização do ambiente, que, caso seja climatizado, deve contar com um sistema de umidificação. Além disso, é preciso evitar alimentos que agridam a laringe, como os achocolatados e os cafeinados", alertou.

Luiz Martan, médico otorrinolaringologista, destaca cuidados necessários para o uso correto da voz - José Leomar

Luiz Martan também relatou que o Brasil é o segundo país em número de casos de câncer de laringe, e que a detecção precoce é vital para minimizar danos. "Quando a detecção é feita de forma precoce, é possível retirar lesões pontuais com impacto mínimo na qualidade da voz. Quando o diagnóstico é tardio, os pacientes precisam submeter-se a cirurgias extensas, com sequelas que irão decrementar a qualidade de vida", asseverou.

Programação

Com o tema “Afine sua saúde, cuide da sua voz”, a Campanha da Voz prossegue hoje com o “Plantão da Voz“, que consiste na visita dos fonoaudiólogos do DSAS aos gabinetes parlamentares para agendar acompanhamento vocal para os assessores.

Em maio,  a Célula de Fonoaudiologia oferta para os servidores da Alece o curso “Voz, Dicção e Oratória“, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Outra ação programada é o início do projeto Fonoaudiologia, na TV Assembleia e Rádio FM Assembleia. Por meio da iniciativa, serão disponibilizados fonoaudiólogos para atuarem nos dois setores de forma preventiva com os profissionais.

 

 

Saiba mais

A  Campanha da Voz tem como objetivo promover a saúde vocal do servidor e da população em geral com atividades de conscientização sobre os cuidados com a voz, principalmente para aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também