Campanha da Multivacinação terá "Dia D" neste sábado (07/10)
Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia05/10/2023 15:15 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Está programado para este sábado (07/10), pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o “Dia D” da Campanha da Multivacinação no Ceará. A ação prevê a intensificação da vacinação para que crianças e adolescentes possam atualizar o esquema vacinal. O objetivo é, além de manter as vacinas em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação a todos e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Neto, em entrevista à jornalista Kézya Diniz no programa Narcélio Limaverde da FM Assembleia, nesta quinta-feira (05/10), destacou que a Campanha Nacional de Multivacinação teve início em 30 de setembro, com ações nos Vapt Vupt dos bairros Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza.
"A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de dois milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos", frisou.
Como proceder
Para orientar os responsáveis, Antônio Lima Neto frisou que crianças e adolescentes devem ser conduzidos ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde analise a situação vacinal e indique quais doses devem ser aplicadas. "Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal via sistema. Por isso, a perda da caderneta não é impedimento para que a criança seja atendida", assinalou.
Ainda conforme o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, caso os pais ou responsáveis tenham uma criança que perdeu o cartão de vacina, basta levar um documento com foto que a identifique. Outro ponto considerado importante por ele em relação ao cartão de vacina é que pode ocorrer a perda de doses. "Mesmo que ache que o cartão está completo, leve para o profissional de saúde checar”, destaca.
O secretário executivo informou que mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo o Ceará durante a Campanha. Além dos postos de saúde, estarão abertas, neste sábado, as salas de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, entre 8h e 16h30. "Vá, neste sábado, na unidade de Saúde mais próxima da sua casa para atualizar o Cartão de Vacina da sua criança ou adolescente. Tenho certeza que no fim do ano vamos alcançar as metas da imunização do Estado. Vacinar é proteger”, reforçou.

O Ceará, ao lado de outros seis estados (Paraíba, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e São Paulo), aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. O objetivo é fazer com que o Estado continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus e que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes.
Além dos serviços nos postos de saúde, a multivacinação incentiva estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.
Vacinas disponíveis
Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para covid-19.
Serviço
“Dia D” da Campanha da Multivacinação no Ceará. Neste sábado, (07/10). Público-alvo: crianças e adolescentes menores de 15 anos. Postos de Saúde do Ceará: a partir de 8h. Salas de Vacina dos Vapt Vupts: entre 8h e 16h30. Antônio Bezerra – R. Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra. Messejana – Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS