ASSALCE

Biblioterapia conclui atividades de 2018

Por ALECE
13/12/2018 19:45

Compartilhe esta notícia:

Servidora Jacqueline Assunção durante o evento Servidora Jacqueline Assunção durante o evento - Foto: Bia Medeiros

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) promoveu, nesta quarta-feira (12/12), a última roda de Biblioterapia deste ano.  A iniciativa faz parte programa Assalce Entre Artes. Com a presença do presidente da entidade, Luís Edson Correia, a atividade foi cheia de emoção, com relatos dos participantes e uma retrospectiva de todas as edições do Biblioterapia. A participação da associação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2018 também foi lembrada.

"A roda de ontem foi um momento único. A palavra de ordem é gratidão a Luís Edson, que abriu as portas da Assalce para as artes e à Mesa Diretora da Assembleia, que nos incentiva e apoia as ações da entidade", destaca a coordenadora do Entre Artes, Jacqueline Assunção. O programa oferta, gratuitamente, diversas atividades artísticas para os servidores da Casa. Jacqueline, ao lado de Lilian Rêgo, coordena as rodas de Biblioterapia.

A última roda do ano teve, ainda, a participação de Daniele Sousa, chefe da Biblioteca César Cals, onde está instalada a Estante Assalce. Os livros apresentados durante as rodas de biblioterapia compõem o espaço. "Na verdade, a estante é uma farmácia literária. Enxergamos a leitura como tratamento para diversas doenças da alma. Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida", destaca Jacqueline.

Na ocasião, Lílian entregou certificados aos participantes da atividade. Antes, porém, houve a apresentação do livro "Mulheres em Cena", de Lara Braga. O recorte especial foi com a poesia Reverbera, que está na obra.

Compromisso firmado

“Fizemos, ainda, atividade para acessar uma virtude em cada um de nós. Nos comprometemos a cuidar dessa virtude por todo ano de 2019. Firmamos o compromisso de nos encontrarmos numa roda e dizer como está a virtude que foi plantada em 2018. Reverbera!”, explicou Jacqueline, falando do simbolismo de reverberar o que há de melhor no próximo. 

O aniversário de Jesus, que é o real significado do Natal, também foi destacado na biblioterapia. A mensagem natalina foi feita pela servidora Luana Ponte, que desenvolve trabalho voluntário com moradores de rua. "A linda decoração do espaço", diz Jacqueline, foi feita pela facilitadora da Oficina de Moda, Costura, Customização e Afins Verônica Barreto.

Entre outros servidores, também marcaram presença ao evento a diretora da FM Assembleia Fátima Abreu e a coordenadora dos Voluntários do Legislativo Cearense, Leonice Holanda. No final, foram servidos um bolo e um fricassê, também pela Cozinha Vintage, com ambas as degustações fazendo parte do programa Assalce Entre Artes. 

A oficina A Arte de Dançar, com as facilitadoras Carnely Sousa e Ivina Sousa, também fez parte da programação de ontem. O curso ainda está em fase de implantação e, segundo Jacqueline, deverá ser realizado na nova sede da Assalce.

Veja também