Biblioteca César Cals

Biblioteca César Cals oferece amplo acervo e ambiente de estudos na Alece

Por Julio Sonsol
19/02/2025 11:00 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Biblioteca César Cals fica no 4º andar do Anexo II da Alece Biblioteca César Cals fica no 4º andar do Anexo II da Alece - Foto: Pedro Albuquerque

Um espaço de cultura, conhecimento e estudo à disposição dos servidores, servidoras e visitantes. Assim é a Biblioteca César Cals de Oliveira, equipamento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vinculado à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). 

A Biblioteca da Alece disponibiliza um acervo de, aproximadamente, 10 mil livros, contando com uma rica coleção de obras raras que contribui para a preservação de mais de um século de memória da Casa do Povo. O acervo de livros de várias áreas do conhecimento está à disposição para empréstimo para servidores e servidoras e para consulta no local para visitantes. 

Localizada no 4º andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (Anexo II), o espaço físico da Biblioteca César Cals proporciona conforto e funcionalidade aos seus usuários, com áreas destinadas ao estudo em grupo e individual e pesquisas nos computadores disponíveis. 

A bibliotecária Daniele Sousa do Nascimento, coordenadora da Biblioteca, destaca que o equipamento e o acervo são disponibilizados diariamente para servidores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em legislação e informações nos mais diversos ramos do conhecimento. 

Mais de 10 mil livros compõem o acervo da Biblioteca da Alece. Foto: Pedro Albuquerque

"Os funcionários, bem como o público em geral, podem vir à biblioteca e utilizar o espaço em seus estudos, bem como  fazer pesquisas nos nossos computadores", explicou Daniele Nascimento, acrescentando que há também internet Wi-Fi para quem quiser levar o próprio equipamento para estudo.

Ao público externo, conforme a coordenadora, é liberada a realização de pesquisa nos livros no espaço da biblioteca. "A retirada do livro por empréstimo é reservado os funcionários da Alece", salientou. 

Para acessar e desfrutar do sistema de empréstimo, os servidores precisam somente fazer um cadastro na recepção da Biblioteca. É possível pegar cinco livros de cada vez por um período de 15 dias e renovar por mais 15 dias. 

Servidores aproveitam o acervo variado

A servidora Nicole Guedes, que atua no Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), é uma frequentadora da Biblioteca da Alece e considera que o equipamento possui um vasto acervo, com uma grande variedade de produções literárias. 

“O acervo possui exemplares de literaturas estrangeira e brasileira, disponibilizando romances em muitos estilos. A gente tem um acervo jurídico muito interessante e eu, particularmente, gosto muito destes livros, que são mais atuais”, comenta. 

Acesso a um acervo variado é atrativo para servidora Nicole Guedes. Foto: Leonardo Coutinho. 

Ela considerou ainda ser uma grande vantagem conseguir pegar livros emprestados e trazer novamente para realizar novas retiradas.  "Desde que eu entrei aqui na Assembleia Legislativa há dois anos tenho feito visitas a este acervo que, comprovadamente, é bem extenso", compartilhou.

Projetos com foco na literatura

Com o objetivo de divulgar os autores, a Biblioteca César Cals de Oliveira desenvolve um projeto de produção de fôlderes sobre escritores e suas obras.  “A gente teve esta iniciativa para apresentar os livros e os escritores que temos disponíveis em nosso acervo”, explica a coordenadora, indicando que os servidores Rômulo Nantua e do Herbênio Bezerra são os responsáveis pela ação. 

Além do acesso ao acervo, a Biblioteca César Cals de Oliveira também realiza atividades envolvendo o público. "Nós temos o Clube de Leitura que acontece sempre na última sexta-feira de cada mês" explicou Daniele Sousa. O clube é aberto, não precisa de uma inscrição e as informações podem ser repassadas pela equipe da Biblioteca.  

A biblioteca também abre espaço para atividades do curso "Em Rodas de Bliblioterapia", realizado pela Associação dos Servidores da Alece (Assalce). "É uma parceria com a servidora Jaqueline Assunção que é a criadora deste projeto, que rotineiramente também se reúne aqui", disse Daniele, acrescentando que há uma estante com os "livros remédios",  que já foram abordados pela atividade da Assalce.

História

Inaugurada em 23 de novembro de 2001, a Biblioteca é uma guardiã de conhecimento e da história do Parlamento cearense. “Nós temo uma atenção primordial pela história da Alece e também do Ceará. Assim, o servidor tem acesso à história da Casa, que não teria em nenhuma outra biblioteca. Além disso, temos um acervo muito grande de escritores cearenses. Muitos escritores, quando lançam seus livros, deixam um uma cópia aqui no acervo, disponível a todos os cidadãos”, destaca a coordenadora do equipamento. 

Parceria

A biblioteca também tem uma parceria com o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) que, através do programa O Parlamento e Sua História, oferece uma visita guiada a diversos espaços da Alece para público de estudantes. Entre os espaços visitados, está a Biblioteca César Cals de Oliveira.

Visita de estudantes da EEM Aldaci Barbosa à Biblioteca César Cals. Foto: Bia Medeiros.  

“É um momento muito importante porque vem cerca de 30 a 40 alunos pela manhã e à tarde, nas terças, quartas e quintas, que passam a conhecer o espaço para estudo e pesquisa que temos aqui na Alece disponível também para eles”, avalia a coordenadora Daniele Sousa. 

Serviço

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Sala 18, 4º andar do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (Anexo II da Alece). Rua Barbosa de Freitas, nº 2674 - Dionísio Torres, Fortaleza.

Telefone: (85) 3277-2696

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também