Biblioteca

Biblioteca César Cals de Oliveira completa 100 anos de fundação

Por ALECE
20/08/2020 08:58

Compartilhe esta notícia:

Equipamento conta com cerca de 10 mil títulos Equipamento conta com cerca de 10 mil títulos - Foto: Biblioteca César Cals de Oliveira

Criada por meio da Lei 1.735, de 20 de agosto de 1920, a Biblioteca César Cals de Oliveira, da Assembleia Legislativa do Ceará, chega, nesta quinta-feira (20/08), ao seu centenário de fundação. De acordo com a bibliotecária e coordenadora do setor, Daniele Nascimento, o equipamento é o guardião da memória do Poder Legislativo estadual. "Quando foi criada, há 100 anos, a Biblioteca era destinada ao uso exclusivo dos parlamentares", recorda

De acordo com Daniele Nascimento, durante muitos anos, o acervo bibliográfico passou por muitas salas, até que em 23 de novembro de 2001, na gestão do então presidente da Casa, Welington Landim, a Biblioteca ganhou o nome do ex-presidente da Assembleia, César Cals de Oliveira, bem como sede própria. O objetivo da criação da sede foi o de abrir o acervo também para o público externo à Assembleia. "Assim, a comunidade passou a ter acesso às obras e a um espaço para estudo e pesquisa", recorda.

O nome dado à Biblioteca é uma homenagem ao médico e ex-presidente da Assembleia no biênio 1935/1937. Em sua trajetória, César Cals de Oliveira foi deputado estadual e prefeito de Fortaleza (1930/1931), sendo pai do ex-governador e ex-senador César Cals de Oliveira Filho e avô do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals.

O presidente do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), Osmar Diógenes, considera justa a denominação do equipamento, ao elogiar o homem público César Cals de Oliveira. "Ele foi deputado classista e presidente da Assembleia. Então, foi uma homenagem justíssima a uma grande personalidade da política do seu tempo. A Biblioteca vem operando há 100 anos, mas com esse caráter de modernidade que passamos, ela teve uma grande reforma", ressalta o ex-deputado, destacando que o equipamento costuma receber visitas até mesmo de representantes de outras Assembleias Legislativas do país.

Acervo

A coordenadora Daniele Nascimento acentua que inicialmente a maior parte do acervo era composta de obras ligadas ao conhecimento jurídico, sendo o equipamento especializado em leis. "No entanto, com o passar dos anos, o acervo foi ampliado e novos temas também ganharam destaque, como História do Ceará, Literatura, Administração Pública e Turismo", aponta. Atualmente, a Biblioteca é subordinada administrativamente à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), sendo vinculada à Diretoria Acadêmica da instituição. "Isso fez com que o público se diversificasse ainda mais", observa Daniele Nascimento. Atualmente o equipamento dispõe de 10 mil obras, tendo recebido mensalmente cerca de 400 visitantes até março deste ano, quando teve início a pandemia da Covid-19, levando à suspensão temporária do atendimento presencial.

Conforme Daniele Nascimento, no período de atendimento normal, são oferecidos aos interessados, além de acesso aos livros, consulta a Internet, com três computadores disponíveis aos usuários; impressão de pesquisas, gratuitamente, obedecendo a um limite de 20 impressões por pessoa; e empréstimo de livros exclusivamente para os servidores da Assembleia Legislativa.

O espaço físico da Biblioteca César Cals de Oliveira é projetado com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos aos seus usuários. Daniele Nascimento destaca que os equipamento e acervos são disponibilizados diariamente para servidores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em legislação e informações nos mais diversos ramos do conhecimento.

Atividades desenvolvidas

A coordenadora explica que apesar da restrição dos empréstimos, a consulta no local é concedida a todos os que buscarem a Biblioteca. "Se o usuário que não é servidor precisar de um conteúdo que não esteja nos livros, tiramos uma cópia gratuita do material desejado, não ultrapassando 20 páginas, em respeito ao direito do autor", frisa.

Além de disponibilizar o acervo, a Biblioteca também desenvolve atividades de entretenimento e divulgação, conforme explica Daniele Nascimento. "Temos o Clube de Leitura, realizado na última sexta-feira de cada mês, o projeto Autores da Vez, que distribui fôlderes produzidos bimestralmente como biografia de escritores, com textos e dicas de leitura, além de oferecer o salão para atividades da Assalce (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa), promovendo o programa Em Rodas de Biblioterapia", exemplifica, em referência às atividades presenciais a serem retomadas posteriormente.

A Biblioteca funciona no horário de 8 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no 4º Andar do Anexo II da Assembleia, mas, em decorrência da pandemia do Coronavírus, as atividades estão temporariamente suspensas. Contatos prévios podem ser feitos através do telefone 85.3277.2696.

JS/ SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também