Departamento de Saúde e Assistência Social

Atividades relativas ao Dia do Idoso mobilizam servidores da Alece

Por Paulo Veras
02/10/2023 17:28 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividade no Anexo III marcou os dois anos de atividades do Sapi Atividade no Anexo III marcou os dois anos de atividades do Sapi - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Terapia Ocupacional e do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta segunda-feira (02/10), uma roda de conversa em comemoração aos dois anos de criação do Serviço. Também nesta segunda-feira, pela manhã, a Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) promoveu edição especial do Café e Lazer. As ações aconteceram em alusão ao Dia do Idoso, que transcorreu neste domingo (01/10).

O evento do Sapi foi realizado no auditório Dra. Lucila Bomfim, do DSAS, no Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). O espaço leva o nome da servidora já falecida e que foi a principal idealizadora do Serviço. Participaram da roda o diretor do Departamento, Luis Edson Sales, a orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comtê de Responsabilidade Social, Rejane Sales, e o assessor jurídico do gabinete da deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), Wesley Ferreira.

Segundo Luis Edson, a Alece foi a primeira Casa Legislativa estadual a oferecer este tipo de serviço para adultos e idosos. "O trabalho é conjunto de várias células do DSAS e do Comitê de Responsabilidade Social, e tem apoio total do presidente Evandro Leitão (PDT) e da primeira-dama Cristiane Leitão", afirmou.

Serviços do Sapi

A coordenadora do Sapi, Andréa Lima, destacou a atuação e expansão desse serviço. “O Serviço atua na prevenção do declínio cognitivo por intermédio de estimulação, treino e/ou reabilitação cognitiva mediante atendimento inter e multidisciplinar", destacou.

Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, explicou que o atendimento aos idosos é feito diretamente por profissionais preparados para avaliar os paciientes. "Após a avaliação na Célula de Terapia Ocupacinal eles são encaminhados ao Sapi. Lá estes idosos passam por uma intervenção multidisciplinar, que ocorre sempre às segundas-feiras", relatou.

Milene disse que atualmente cerca de 30 idosos são atendidos pelo Serviço e já há fila de espera. "O Sapi está disponível para servidores, dependentes de servidores e pessoas das comunidades do entorno da Alece. A equipe estuda qual o tempo que cada atendido ficará no serviço", informou.

A aposentada Júlia Barbosa, 72 anos, tia de uma servidora da Alece, utiliza os serviços prestados pelo Sapi. "No Sapi, temos muita coisa à disposição e o atendimento é maravilhoso. Estou fazendo meu tratamento dentário, participo de palestras e já estive com a nutricionista", contou. Ela garantiu que está presente todas as segundas-feiras, sem faltas.

Servidores durante o Café e Lazer também trataram de questões do cotidiano dos idosos - Foto: Paulo Rocha

Café e Lazer

Ainda em alusão ao Dia do Idoso, a Assalce realizou nova edição do Café e Lazer, encontro mensal destinado a reunir servidores ativos e aposentados para interação e divulgação de programas oferecidos pela Associação.

No evento, houve a participação do professor de música e maestro do coral da Assalce, Elbano Caldas. Lissie Castro, coordenadora do programa Casulo Bem-Estar, informou que também foram feitas referências ao Dia da Música e Dia do Professor, que transcorrem em outubro - nos dias 1º e 15, respectivamente.

Guirlanda Ponte, coordenadora do programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), apresentou atividades existentes e ofertadas pelo PAI e que podem ser utilizadas pelos servidores públicos estaduais. "Viemos divulgar as ações que ainda acontecerão em 2023", reforçou a coordenadora. O próximo Café e Lazer será realizado no dia 1º de novembro.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também