Assembleia inicia exposição sobre pandemias que afetaram o mundo
Por ALECE10/05/2022 17:47
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), inaugurou, na manhã desta terça-feira (10/05), no Espaço Expositivo da Casa, a mostra “Pandemias que Afetaram a História da Humanidade”. A abertura contou com a participação de servidores e dirigentes de instituições variadas.
Distribuída em 13 painéis, a exposição reúne imagens e dados, seguindo uma linha do tempo, das principais pandemias que assolaram o mundo, com destaque para o estado do Ceará, desde a varíola a Covid-19, e como a ciência e inteligência corretamente aplicadas foram capazes de vencer esses tempos difíceis para a humanidade. A mostra, que segue até 20 de maio, também presta homenagem a 40 servidores que morreram vítimas de Covid-19.
O presidente do Malce, ex-deputado estadual Osmar Diógenes, destacou a presença do público e o trabalho dos envolvidos na exposição. “Quero agradecer a nossa equipe do memorial, ao Inesp (Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará), ao Instituto do Ceará e a Assalce , que nos ajudou a homenagear de forma simbólica nossos colegas de trabalho que tiveram suas vidas ceifadas nesta última pandemia”, frisou.
Presente no evento, o general Júlio Lima Verde Campos, presidente do Instituto do Ceará, externou seu contentamento em colaborar com a exposição. “É um grande prazer para o instituto colaborar com esse projeto, por meio do seu acervo que está a disposição não só da Assembleia, mas do público em geral. Osmar Diógenes continua sendo um incansável pesquisador e mostrou todo seu empenho na elaboração desse trabalho”, elogiou.
Presidente da Assalce relembra servidores vítimas da Covid-19
O presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Sales, participou da abertura da exposição. Nela, existe um espaço em homenagem aos servidores da Casa que faleceram acometidos pela Covid-19, permitindo assim que sejam registradas lembranças e emoções dos servidores presentes e daqueles que vierem a conhecê-la.
Em sua fala, Luis Edson lembrou dos momentos de tensão e tristeza vividos com a dor dos colegas de trabalho que sofreram com a doença e que não conseguiam leitos para o tratamento da doença de forma mais adequada. “Nos momentos mais difíceis, a Assalce socorreu as famílias de servidores que nem jazigo tinham para enterrar seus entes queridos”, relembrou, emocionado, diante de servidores que acompanharam a abertura da exposição.
Viagem histórica
O vice-presidente do Instituto, professor Juarez Leitão, classificou a mostra como uma viagem na história das grandes pestes que acometeram o mundo. “Neste levantamento, podemos conferir dados desde a remota antiguidade, passando pela peste na Grécia, na idade média, quando mais de um terço da população europeia foi dizimada pela peste negra, aos tempos modernos, com todas estas tragédias, onde o Ceará figurou como grande vítima, com a cólera e três grandes incidências da varíola. Tínhamos a doce ilusão de que estávamos livre dessas pandemias. Agora estamos sendo testemunhas oculares de mais uma. Achávamos que tínhamos preparo com ciência e medicina para o que viesse e vimos como ainda somos pequenos”, avaliou.
Durante a abertura da exposição, foi lançado foi lançado ainda o livro “Cronografia do Ceará. Social, Política e Legislativa”, de autoria do ex-deputado Osmar Diógenes. Participaram da abertura da exposição os presidentes da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, e da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), Walter Bardawil, e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, bem como Gilson Moreira, servidor da Alece e membro da Comissão de Ética da ACI.
Da Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece e Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Projeto Sextou no Malce recebe visita de servidores de órgãos públicos e privados
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já realizou sete edições do projeto Sextou no Malce, por meio do Memorial Deputado Pontes Neto, ao...
Autor: Júlio Sonsol, com Agência de Notícias da AleceAlece e Museu da Fotografia Fortaleza lançam exposição “Imagens que Ardem”
O Museu da Fotografia Fortaleza e o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realizam, a partir desta quarta...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceSeminário Novembro no Malce debate papel e desafios dos museus na educação
Teve início, nesta segunda-feira (11/11), o seminário de formação museal "Novembro no Malce: Memórias, educação e sociedade", promovido pelo Memorial...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece