Departamento de Saúde e Assistencia Social

Assembleia envolve servidores na Caravana da Solidariedade do Hemoce

Por ALECE
03/04/2019 18:01

Compartilhe esta notícia:

Servidores e servidoras dos setores da AL-CE que integram a campanha Servidores e servidoras dos setores da AL-CE que integram a campanha - Foto: Bia Medeiros

A campanha de sensibilização dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, para se engajarem na Caravana da Solidariedade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), tem continuidade nesta quarta-feira (03/04). A ação é coordenada por Myrna Menezes e Renata Leandro, assessoras do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e conta o apoio da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e Núcleo de Comunicação Interna. A partir desta data, os servidores doadores já podem fazer o cadastro para participar da caravana.

Myrna salienta que a Caravana será realizada nos dias 9 e 10 de abril (terça e quarta-feiras da próxima semana), quando as vans do Hemoce virão até o Poder Legislativo, para transportar os servidores que se cadastrarem no período da manhã e da tarde até a sede da instituição, onde ocorrerá a coleta. Depois de concluída a ação, o transporte trará os servidores de volta ao local de trabalho.

Para participar deste momento de amor com aqueles que necessitam de sangue, é necessário que o voluntário esteja saudável, tenha menos de 60 anos, se for realizar a primeira doação, e que apresente documento de identificação.

Mobilização

Durante a manhã desta terça-feira (02/04), a campanha percorreu gabinetes, departamentos e setores da Casa, sensibilizando servidores e servidoras. O Departamento de Serviços Gerais esteve entre as salas visitadas. O chefe do setor, Cláudio Martins, doador regular de sangue e de plaquetas (células sanguíneas) considerou a ação bastante oportuna e avisou que irá participar e procurar engajar o maior número de servidores que trabalham sob sua direção.

"Esta campanha é bastante oportuna, já que antecede um feriado (a Semana Santa, que neste ano transcorrerá entre os dias 19 e 21 de abril), onde há um aumento de demanda por sangue humano. Vale destacar que a doação beneficia não só a pessoa que está necessitando do sangue, mas também o doador, que tem seu sistema sanguíneo renovado", acentuou, salientando que toda pessoa em condições de participar deve se engajar.

A caravana, conforme explica a coordenadora Renata Leandro, terá um transporte próprio do Hemoce, que apanhará os servidores voluntários às 8 horas, e no período da tarde às 14 horas,  nos dias 9 e 10 de abril na Assembleia, e após os procedimentos de coleta, retornará com os doares para a sede do Legislativo.

Para manter um estoque considerado razoável e capaz de suprir as necessidades da rede hospitalar pública do Estado, o Hemoce precisa de mil bolsas de sangue distribuídas entre os fatores Rh positivo e negativo. Normalmente,  o fator negativo é o que mais preocupa, por ser mais raro.

Para ser doador de sangue é preciso:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50 kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador.
- Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

Veja também