ASSALCE

Assalce realiza última edição do curso "Em Rodas de Biblioterapia" em 2023

Por Paulo Veras
13/12/2023 14:08 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Poética discutiu a questão de como combater a fobia à pobreza Poética discutiu a questão de como combater a fobia à pobreza - Foto: Paulo Rocha

A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) realizou, nesta quarta-feira (13/12), no auditório da associação, o último encontro do curso "Em Rodas de Biblioterapia", apresentando o livro "Aporofobia: você não conhece a palavra, mas conhece o sentimento" da escritora Blandina Franco.

Nessa edição, a poética tratou o tema “Olhar amigo”, e teve como convidado Thácio Romano, missionário da Comunidade Católica Shalom. Thácio é coordenador do Shalom Amigo dos Pobres e membro do Conselho Estadual dos Direitos da População em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (CEPOP/CE).

O presidente da Assalce, Luis Edson Sales, abriu o evento parabenizando o engajamento dos servidores em projetos ligados à associação e também ao Departamento de Saúde e Assistência Social, do qual é diretor. “Esse projetos vitoriosos são fruto do trabalho de muitas pessoas e mostram a qualificação de nossos servidores”, enfatizou. Luis fez questão de frisar que essas ações impactam de forma positiva na vida de muitas pessoas.

Presidente Luis Edson falou da importância dos projetos da Associação para os servidores - Foto: Paulo Rocha

A coordenadora do curso “Em Rodas de Biblioterapia”, Jacqueline Assunção, que mediou a roda, falou que a poética desta edição tratou diretamente da questão da aversão ao pobre. “É um tema que muitas pessoas sequer gostam de citar, preferindo fingir que o problema não existe. Precisamos tratar essa realidade e trazer essas pessoas para a vida”, refletiu.

Thácio Romano afirmou que atividades como a poética realizada hoje são importantíssimas para vencer a Aporofobia, que é o medo de se relacionar com o menos favorecido, a aversão ao pobre. “Mecanismos como esta poética ajudam a propagar que os vínculos de amizade e podem quebrar estes medos”, garantiu.

Segundo Thácio, ao quebrar estas barreiras e diminuir as distâncias, é possível reinserir estas pessoas na sociedade. “O objetivo é tornar essas pessoas visíveis e reintegradas socialmente”, concluiu.

O livro

A obra da escritora Blandina Franco narra o cotidiano de uma família em situação de rua. Ao longo da história eles recebem todos os tipos de insultos pelos ricos da cidade. Na trama vai ficando claro que as pessoas tratam os pobres de forma preconceituosa sem uma razão real para isso. O livro busca provocar essa discussão.

"Aporofobia: você não conhece a palavra, mas conhece o sentimento" é ilustrado por José Carlos Lollo.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também