Notícia

Arraiá da Alece: feira gastronômica reúne servidores e parlamentares e celebra a cultura nordestina

Por Ana Vitória Marques
02/07/2025 16:50 | Atualizado há 16 horas

Compartilhe esta notícia:

Arraiá da Alece segue nesta quinta com confraternização entre servidores e parlamentares Arraiá da Alece segue nesta quinta com confraternização entre servidores e parlamentares - Foto: Dário Gabriel

Ao som de forró ao vivo, pratinhos com comidas típicas e decorações juninas, parlamentares e servidores tiveram um momento de interação e celebração da cultura popular nordestina nesta quarta-feira (02/07). A iniciativa faz parte da programação do Arraiá da Alece, que segue até amanhã (03/07).  

O evento é destinado ao público interno da Alece, reunindo parlamentares, servidores, colaboradores e seus familiares. Nesta quinta-feira (03/07), a partir das 17h, a programação segue no estacionamento da rua Barbosa de Freitas, com feira gastronômica, música ao vivo, quadrilha improvisada e concurso do casal com o traje junino mais bonito.  

A feira gastronômica realizada hoje no hall do Plenário 13 de Maio contou com barraquinhas vendendo pratinhos, crepes, churros e outras comidas típicas, como canjica e bolo de milho. Além da gastronomia, a entrada foi enfeitada com bandeirinhas e espaços temáticos para fotos.

O momento de confraternização entre parlamentares e servidores aconteceu após o fim da sessão plenária desta quarta-feira e teve música ao vivo tocada pela banda Forró Fungado e brincantes de quadrilha com trajes juninos.    

Foto: Bia Medeiros

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), momentos como esses são importantes também para melhorar a integração e sintonia entre servidores da Casa.  

"Nós estamos na melhor época do ano, a das festas juninas. Eu considero, como bom cearense que sou, a época que aflora a nossa raiz, a nossa cultura e a nossa tradição, seja no forró, seja na culinária, seja na devoção da fé cristã. Esse também foi um momento pensado para valorizar a integração dos servidores. Nós estamos aqui para servir a população cearense e é importante que cada vez mais a gente esteja otimizado, que os servidores estejam bem integrados”. 

Foto: Júnior Pio

Em consonância com o presidente, a primeira-dama, Tainah Marinho Aldigueri, reforçou o propósito de, além de resgatar a tradição popular, celebrar os próprios servidores.  

"Hoje nós estamos aqui em um momento de muita alegria, de descontração para celebrar com os nossos servidores, interagir, conversar com todo mundo e, ao mesmo tempo, celebrar essa cultura nordestina maravilhosa com muita gastronomia regional. Então, eu tenho certeza de que nossos servidores estão muito contentes por nós estarmos celebrando juntos”. 

Foto: Pedro Albuquerque

Experiência dos servidores 

Entre risos e poses com os colegas para fotos estava Risoleide Alexandre, servidora da Casa há 40 anos e, atualmente, lotada na Comissão de Agropecuária. Ela ressaltou a importância desses símbolos da cultura nordestina para a nossa identidade e de gerar interações que promovam um ambiente de trabalho ainda melhor.  

Foto: Ana Vitória Marques

“Eu amei, porque é uma forma das pessoas se aproximarem uns dos outros, porque nós estamos passando por um momento muito especial, que é das festas juninas. Época alegre e colorida. Eu acho muito importante que a Alece, que é a Casa do Povo, esteja participando e vivenciando as festas juninas, porque é uma tradição do Nordeste e a gente tem que cada vez mais valorizar as nossas raízes”.  

Outra servidora presente foi Cilda Saldanha, que atua na Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio, e aproveitou o horário de almoço para degustar as comidas típicas. Ela salientou como fundamental essas pausas no meio do trabalho e momentos como esses para interagir com colegas de trabalho.   

Foto: Bia Medeiros

“Esse momento aqui da Alece foi maravilhoso, porque o São João é uma festa nossa e como nordestinos, não podemos deixar passar em branco. Você no dia a dia está só trabalhando, fazendo a sua função, não tem tempo para conhecer melhor o ambiente de trabalho. E nesses momentos de confraternização a gente aproveita para conhecer melhor as pessoas que trabalham do nosso lado e conhecer também outros setores”. 

Reforçar o papel da Alece como guardiã da cultura  

Os parlamentares da Alece se fizeram presentes na feira gastronômica após a sessão plenária, aproveitaram a culinária, música e quadrilha improvisada. 

Para o deputado Guilherme Sampaio (PT), as festas juninas são um elemento de identidade cultural do nosso povo e é fundamental afirmar essas raízes culturais, porque elas expressam a nossa história, a nossa arte e a nossa potência como povo. 

 “A Assembleia Legislativa, ao promover o seu Arraiá, gera também uma integração muito importante entre servidores, deputados, assessores, que é também fundamental para que a gente tenha um clima de congraçamento, de cooperação, para que a gente exerça o nosso papel no cotidiano, também movidos por essa energia, que é a energia popular, e com muita alegria”. 

O deputado Sargento Reginauro (União) salientou a iniciativa da Alece ao destacar a cultura cearense e fortalecer os laços entre servidores, assessores e parlamentares. “Eu vivi os festejos juninos na minha família durante mais de 15 anos da infância e adolescência, na periferia de Fortaleza. Essa é uma das marcas mais importantes da cultura nordestina e que a gente não pode deixar morrer, os festejos juninos, as quadrilhas, o nosso forró, os nossos arraiás, a comida típica. Os servidores dessa casa são a sustentação de todo o trabalho que a gente faz”. 

Também presente e em contato com servidores estava a deputada Luana Régia (Cidadania). “Para mim, eu acho que o melhor mês do ano é o mês de junho, o mês das festas juninas. E a gente enaltecendo mais ainda a cultura cearense, a cultura do nosso nordeste e a Casa do Povo. Como Casa do Povo, eu acho que é mais do que justo compartilhar todos esses momentos com todos aqui da Casa e com quem chega, como visitante”.  

“Participei do Arraiá da Alece, um evento que reuniu os servidores, parlamentares, colaboradores e visitantes em um momento festivo de confraternização, valorizando as tradições nordestinas e fortalecendo os laços entre quem faz parte do dia a dia do Legislativo cearense. Esta é uma celebração de respeito às raízes e da alegria que nos une como cearenses”, compartilhou a deputada Marta Gonçalves (PSB). 

O deputado Tin Gomes (PSB) reforçou que celebrar os servidores é fundamental, porque os parlamentares passam a cada legislatura, mas eles permanecem oferecendo os serviços para a população. “Muito necessária essa nova visão que a Alece tem através do nosso presidente Romeu que, não só integra a todos nós que trabalhamos aqui, mas também celebra datas importantes em cada período, incentivando a cultura”.  

Arraiá da Alece  

O Arraiá da Alece veio reforçar o papel da Casa para além de um espaço legislativo, mas também como ambiente de valorização da cultura e de promoção do bem-estar dos que integram a Casa do Povo. 

O presidente Romeu Aldigueri reforçou o convite para todas e todos participarem do encerramento do evento: “Amanhã, às 17 horas, Arraiá da Alece. Venha que vai ser muito legal!”.  

“Mais um momento muito importante da nossa Casa, o Arraiá da Alece, e a gente convida todo mundo para se fazer presente. A partir das 17 horas vai ter muita dança, inclusive, premiação para o casal que estiver vestindo o traje caipira mais bonito. Então venha e participe”, destacou a deputada Larissa Gaspar (PT). 

“Queria convidar aqui, com muita alegria, todos os servidores, servidoras, assessores, deputados e deputadas para o grande Arraiá da nossa Assembleia Legislativa. Amanhã, quinta-feira (02/07), às 17 horas, vamos dançar um forrózinho junto, pessoal”, convidou também o deputado Guilherme Sampaio. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

Veja também