Apresentação de Células marca encerramento de Seminário do DSAS
Por Julyana Brasileiro23/06/2023 08:47 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu, na tarde desta quinta-feira (22/06), o Seminário "DSAS Cuidando do Servidor''. O turno final do evento foi marcado pela apresentação das Células que compõem o Departamento, com apresentação de um balanço de ações por parte de cada uma delas.
O evento promoveu uma aproximação do Departamento com os servidores do Poder Legislativo, por meio de uma programação diversificada com apresentações sobre o histórico, elenco de profissionais e competências, estrutura de funcionamento, roda de conversa e solenidade em homenagem aos colaboradores que contribuíram para o desenvolvimento do DSAS.
O diretor do Departamento, Luis Edson Sales destacou o sucesso do evento que reuniu mais de 400 pessoas entre gestores e servidores da Alece no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, localizado no 6º andar do Anexo II da Assembleia (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). ''O maior tesouro que temos é nossa saúde e é uma satisfação vermos esse auditório lotado para prestigiar essa trajetória do Departamento'', afirmou.
A primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, ressaltou que o seminário foi um momento para compartilhar com os servidores os serviços ofertados pelo Departamento, bem como suas respectivas ações. ''Esse seminário foi feito com muito carinho para cada um de vocês. É importante informarmos como está o funcionamento do DSAS e os novos serviços que foram implantados. É um momento de celebração para agradecer a cada um de vocês que faz o DSAS ser referência em todo o Estado'', destacou.
Apresentações das Células
No período da tarde, a programação do seminário contou com a apresentação das condutas e processos do DSAS pela técnica legislativa Hermária de Mendonça Câmara. Conforme destacou, o Departamento regulamentou e padronizou suas atividades e procedimentos operacionais, com o objetivo de melhorar o nível de satisfação dos seus usuários em relação aos serviços prestados pelas células do DSAS.
''Em 2018, começamos a construção da normatização dos processos. Com a pandemia da Covid-19 (2020), esse processo deu uma estagnada até que na atual gestão, que compreende que os processos precisam ser bem definidos, criou-se uma equipe de normatização com o assessoramento da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins). Foi um trabalho conjunto que consolidou o nosso trabalho lá de trás e nos fez crescer como parte atuante de um macroprocesso'', pontuou. Hermária acrescentou que padronizar os processos, identificar rupturas e buscar ações de melhoria é uma forma de fortalecer cada vez mais a prestação de serviços junto ao servidor, demonstrando que todos estão empenhados em fazer o seu melhor.
Técnica legislativa Hermária Mendonça durante apresentação - Foto: Paulo Rocha
A programação teve continuidade com a apresentação das 12 Células do DSAS. Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem, ressaltou que a equipe é formada por 31 enfermeiros, nove técnicos de Enfermagem, dois acadêmicos de enfermagem e um profissional de apoio. ''Por onde quer que se olhe, a Enfermagem estará inserida, seja no ambulatório, ou área hospitalar. A Célula cresceu, começamos com uma sala e nosso sonho se tornou realidade. Temos ambulatório de feridas, sala de eletrocardiograma, central de material e esterilização, disponibilizamos serviços adulto e infantil'', exemplificou. Dentre os serviços ofertados pelo Departamento, estão aferição de pressão arterial, oximetria de pulso, dados antropométricos , temperatura e cadastro do paciente no sistema com história clínica.
Apresentação da Célula de Enfermagem - Foto: Paulo Rocha
Amélia Capelo, orientadora da Célula de Odontologia, destacou que os profissionais do setor desempenham um trabalho com ética, compromisso e responsabilidade com a saúde bucal. Segundo ela, a saúde bucal é tratada de maneira humanizada, sendo ofertados tratamentos curativos e preventivos. ''Agradecemos o apoio do diretor do Departamento, Luis Edson Sales e ressaltamos o incentivo da gestão do presidente Evandro Leitão em nos oferecer capacitação e a importância do retorno desse aprendizado para o desenvolvimento de uma gestão de qualidade e responsabilidade social''. Ao final da apresentação do setor, os servidores conheceram a história da Célula de Odontologia, por meio dos versos de cordel de Gerardo Pardal.
Evento contou com apresentação de 12 Células - Foto: Paulo Rocha
O orientador da Célula de Fisioterapia, Márcio Adriano Carneiro, reforçou que o trabalho é voltado para prevenção, o tratamento e a reabilitação pertinentes a diversas patologias que acometem o sistema músculo esquelético e neurofuncional, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus usuários. Segundo ele , a equipe de fisioterapeutas é constantemente treinada nas mais recentes práticas e técnicas de terapia. Nela, o paciente encontra os serviços de fisioterapia traumaortopédica, desportiva, neurológica, osteopatia e terapia manual. Após a fala do orientador, a fisioterapeuta da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Rosilene Aragão realizou um momento de alongamento com a ginástica laboral.
Márcio Adriano Carneiro, orientador da Célula de Fisioterapia, durante apresentação - Foto: Paulo Rocha
A orientadora Regina Moreira ressaltou que a Célula de Nutrição tem a missão de promoção e proteção da saúde, promoção de práticas e hábitos saudáveis, bem como a prevenção de doenças através da educação nutricional. ''Atuamos na prevenção e tratamento diabetes, hipertensão, prevenção e saúde preventiva na gestação, infância, adolescência, adulto e idoso", afirmou.
Dentre as ações realizadas pela Célula, destacam-se o atendimento clínico, a parceria com o serviço de atendimento ao adulto e pessoa idosa, o programa Saúde e Bem-Estar, realização de palestras sobre saúde bucal, ações educativas nos setores da Alece e externas, a exemplo da participação na Assembleia Itinerante e atendimento externo aos idosos nos municípios, por meio de parceria com o Comitê de Responsabilidade Social e Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).
Seminário foi marcado por momentos de descontração - Foto: Paulo Rocha
Também foram apresentadas as Células de Assistência Social, Acupuntura, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia, Psicologia, Clínica Médica e Análise Clínicas, por seus respectivos orientadores.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS