Ampliada vacinação da influenza para grupos prioritários
Por Julyana Brasileiro, com informações do Governo do Estado do Ceará11/04/2023 10:40 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Saúde do Ceará estende nesta semana a vacinação da influenza para todos os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Desde segunda-feira (10/04), o imunizante poderá ser aplicado, além de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos e mais, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência, entre outros.
A ampliação dos grupos acompanha o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, realizada nesta segunda-feira. O Ceará, no entanto, antecipou a imunização no público infantil desde o último dia 27 de março, devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, considerando a estimativa populacional de todos os perfis indicados, espera-se vacinar mais de três milhões de cearenses.

Confira quais os grupos prioritários para vacinação - Divulgação/Sesa
Para a aplicação do imunobiológico, é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução da aplicação é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, a recomendação é que seja consultada a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde.
“Dia D” de vacinação
Neste sábado (15/04), o Ceará realiza o “Dia D” de vacinação. A iniciativa objetiva mobilizar municípios para ampliar a cobertura vacinal da dose contra a gripe e do reforço bivalente da Covid-19 em todo o território.
Grupos prioritários aptos a tomar as duas doses (gripe e Covid-19), como idosos e profissionais da Saúde, podem receber ambos os imunizantes na mesma ocasião, não sendo necessário intervalo de tempo entre as aplicações.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS