Alto endividamento no Ceará requer cuidados, alerta especialista
Por ALECE05/08/2022 13:47 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O Estado do Ceará é o terceiro do Nordeste em número de pessoas incluídas nos cadastros de inadimplência. São quase 2,8 milhões de cadastros negativados, mais de 40% dos cearenses, a maioria com dívidas em bancos e cartões de crédito, conforme dados da Serasa Experian revelados em julho.
Este número é o maior da série histórica feita pela Serasa, iniciada em 2016. Ter o nome negativado traz dores de cabeça maiores do que somente a dívida. Dificuldades como alugar imóveis ou ter acesso a novos créditos acompanham que está com o “nome sujo” na praça. Por isso, é importante que a pessoa tente renegociar sua dívida. Ficar atento às campanhas feitas para estas quitações é uma boa saída.
A própria Serasa Experian oferece condições especiais, por meio do Serasa Limpa (www.serasa.com.br/limpa-nome-online), pelo qual o inadimplente consegue pagar o que deve com grandes descontos.
Qual pagamento priorizar
Para quem está com dificuldade de por as contas em dia, é necessário organizar a vida financeira.
Para a advogada Telma Valéria, assessora técnica do Procon Assembleia, os consumidores com dívidas devem priorizar o pagamento das contas dos serviços essenciais, como energia e água, dentre outros, pois isso impacta diretamente na qualidade de vida do cidadão. "Após isso, é importante relacionar dívidas onde há risco de perda do bem adquirido, como imóveis ou veículos", enfatiza.
Em relação às taxas de juros, sempre um fator que eleva muito os valores devidos, a advogada acrescenta ser necessário estar sempre atento ao contrato que foi assinado e comparar as taxas usadas com a média do mercado.
PV, com dados do site opiniace.com.br
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Contribuintes podem acessar informações sobre IPTU do site da Sefin
A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou o acesso às informações do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025. Por meio do...
Autor: Júlio Sonsol, com informações do site da PMF
Alece terá nova composição parlamentar em 2025
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá nova composição parlamentar com a instalação da 3ª sessão legislativa da 31ª legislatura, no...
Autor: Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação Interna