Comitê de Responsabilidade Social

Alece tem prática de sustentabilidade reconhecida com Selo TCE Sustentável

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
16/12/2024 14:44 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Integrantes da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental recebem homenagem em solenidade na sede do TCE-CE Integrantes da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental recebem homenagem em solenidade na sede do TCE-CE - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) teve suas práticas em sustentabilidade reconhecidas com o Selo TCE Sustentável, por meio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O reconhecimento veio pela parceria entre a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental que integra o Comitê de Responsabilidade Social da Casa. A solenidade de entrega da honraria aconteceu nesta sexta-feira (13/12) na sede da Corte de Contas.

A primeira-dama da Alece e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, explicou que a sustentabilidade deixou de ser apenas um conceito e tem papel fundamental no Parlamento Cearense, sendo aplicada de forma prática. “Desde a implementação de políticas voltadas para o uso responsável dos recursos, até projetos que promovem conscientização ambiental e impacto social positivo, temos buscado alinhar nossas ações aos objetivos de desenvolvimento sustentável e às necessidades reais da sociedade”, enfatizou.

Para Cristiane Leitão, o Selo TCE Sustentável reafirma o papel de liderança da Alece no campo da sustentabilidade e responsabilidade ambiental. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho, mas também nos traz a responsabilidade de continuar inovando, aprendendo e inspirando outras instituições públicas a seguirem pelo mesmo caminho”, afirmou.

O papel do projeto Ecoa

O supervisor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Yuri Passos, explicou que o projeto Educação Continuada e Orientada Ambiental (Ecoa) oferta cursos de sustentabilidade para os servidores da Casa e servidores de outros municípios do Ceará, para promoção da inclusão de critérios sustentáveis na administração pública.

A proposta também conta com o “Agente Ecoa” que, de forma mais intensiva, treina, capacita e sensibiliza servidores de setores da Alece para que sejam multiplicadores de boas práticas tanto no ambiente profissional como também na sociedade em geral. “Ficamos muito felizes que nossas iniciativas têm se tornado reconhecidas e também exemplo no Estado”, assinalou.

Projeto Ecoa foi premiado pela Corte de Contas - Foto: Divulgação

Para a orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Conceição Machado, o projeto tem sido fundamental para promover a educação ambiental e o engajamento dos servidores da Assembleia Legislativa e, também, para os funcionários públicos da administração direta e indireta do Estado. “É com grande satisfação que recebemos o Selo TCE Sustentável pelo nosso projeto Ecoa. A proposta oferece uma série de cursos e workshops voltados para a conscientização ambiental, abordando temas como reciclagem, economia de água e energia e demais práticas sustentáveis que devem ser implantadas e trabalhadas no nosso dia a dia. Esse reconhecimento do TCE é um testemunho do sucesso do nosso projeto e do empenho de todos os envolvidos”, apontou.

Selo TCE Sustentável

O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma de reconhecer a sociedade, os jurisdicionados e os servidores que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade do Tribunal.

Sustentabilidade na Alece

A Assembleia Legislativa desenvolve diversos projetos de promoção à sustentabilidade que buscam solidificar práticas que sejam benéficas para o meio ambiente. Entre as ações da Casa está a criação de um pátio de compostagem para os resíduos orgânicos que são nas dependências do Parlamento.

A Casa é ainda um ponto voluntário de entrega de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos para o descarte adequado desse material que não pode ser despejado no lixo comum.

A Alece conta também com a Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, onde é feita a coleta, triagem e destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados no Parlamento, além de acompanhar o controle da gestão hídrica, da gestão energética, dos gastos com combustível dos seus automóveis, bem como a geração de resíduos de seus setores.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também