Unipace - Escola Superior do Parlamento Cearense

Alece sediou treinamento do IBGE para pesquisa nacional

Por Júlio Sonsol
03/10/2023 07:28 | Atualizado há 2 dias

Compartilhe esta notícia:

Treinamento foi realizado de 25 a 29 de setembro Treinamento foi realizado de 25 a 29 de setembro - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), sediou, de 25 a 29 de setembro, o treinamento para a Pesquisa Nacional Demográfica de Saúde que é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde segunda-feira (02/10). A atividade foi coordenada pelo analista de pesquisas do Instituto, Oscar Arruda D'Alva, com a participação de 100 pesquisadores da instituição.

De acordo com o coordenador, a parceria entre a Alece e o IBGE tem sido importante para que o treinamento pudesse ser realizado. "A gente pôde reunir nossas equipes em um bom ambiente de trabalho, com salas dotadas de excelentes equipamentos", salientou, informando que também contou com o apoio do Poder Legislativo para a realização dos atos de abertura e encerramento do curso.

"Isso para os órgãos públicos é muito importante, porque temos hoje uma restrição orçamentária. Poder contar com este importante apoio também estreita as relações entre os dois órgãos que são conveniados desde 2011", avaliou Oscar Arruda. 

A pesquisa 

De acordo com o coordenador a Pesquisa Nacional Demográfica de Saúde (PNDS), realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde, envolve informações sobre saúde reprodutiva de homens e mulheres e será coletada por amostragem. "Ela vai investigar a partir dos 15 até 49 anos, no caso das mulheres, e de 15 a 59 anos, entre os homens", afirmou.

No Ceará, conforme Oscar Arruda, serão pesquisados 130 municípios, com visitas de pesquisadores  a aproximadamente sete mil domicílios. "O treinamento, com nossa rede de coleta, formada por agentes de pesquisa e supervisores, teve o apoio da Assembleia e foi repassado todo o conteúdo da pesquisa, com vários módulos", afirmou.

Também participaram do treinamento, segundo o coordenador, servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que também é "parceira", e de secretarias municipais. "Caso necessário, iremos também com apoio dos agentes de saúde que colaborarão com os agentes de pesquisa", acentuou Oscar Arruda.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também