Alece recebe equipe do TJCE para compartilhar boas práticas de prevenção
Por Julyana Brasileiro com colaboração de Paulo Veras20/02/2025 16:44 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

A 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta quinta-feira (20/02), a visita de equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para uma troca de informações e expertise com foco nas boas práticas no que se refere à segurança e prevenção de incêndios.
O coronel Jectan Oliveira da 1ª Cia/CBC da Alece destacou que a Assembleia Legislativa possui um moderno sistema de detecção de incêndio, pioneiro em prédios públicos do Estado que, além de garantir a segurança de servidores, parlamentares e visitantes, contribui significativamente para a preservação patrimonial do Poder Legislativo.
Segundo ele, é um sistema sem fio, com uma manutenção de baixo custo e de fácil modelação, ou seja, se o prédio mudar de layout não há necessidade de contratar um novo sistema, sendo possível a remodelação dos dispositivos e programação numa central informática. O coronel indicou que, a partir dessa lista de vantagens, a equipe do TJCE buscou conhecer o sistema para verificar a possibilidade de implantação.
.jpeg)
Equipes da Alece e do TJCE trocam informações com foco na prevenção. Foto: Pedro Albuquerque
O tenente-coronel Erle Rocha, da 2ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar (2ª Cia/CBC) do TJCE, ressaltou que a adoção do sistema de detectores no Tribunal vai ao encontro da missão da companhia de atuar na atuar na prevenção de incêndio e redução de danos. O fato do Poder Legislativo e do Poder Judiciário terem prédios amplos com um grande fluxo de pessoas torna o intercâmbio de experiências ainda mais importante.
“Assim como a Companhia da Assembleia, a gente sempre procura estar antenados sobre os novos protocolos de atendimento, novas tecnologias que possam otimizar as nossas ações, tanto de prevenção como de combate ao incêndio. Então, a partir do momento que tomamos conhecimento da instalação desse sistema aqui na Assembleia a gente procurou conhecer e estamos realmente impressionados com a praticidade da implantação”, afirmou.
David Almeida, engenheiro civil e coordenador de projetos de Engenharia e Orçamentos do TJCE, destacou a importância da interação entre as instituições. "É muito importante os órgãos públicos terem essa comunicação para ter essa troca de experiências. Viemos verificar essa tecnologia em termos de prevenção e combate ao incêndio que foi instalada na Assembleia e verificar se ela também nos atende para que possamos instalar essa boa prática no Poder Judiciário'', explica.
Saiba mais
A 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC) é vinculada ao Comando de Bombeiros da Capital (CBC), com instalação na sede da Alece. Tem como finalidade executar operações de bombeiro militar relativas às atividades de formação de brigadas de combate a incêndio, à elaboração de planos de vistoria técnica na área de prevenção contra incêndio e de planos de contingência, prestação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio e salvamento, assim como realização de atividades de defesa civil.
Também é responsável por operações de bombeiro militar no que se refere à prestação de atendimento pré-hospitalar e ao planejamento operacional nos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo do Estado, salvaguardando a integridade física de parlamentares, funcionários, convidados, visitantes, transeuntes e moradores do entorno da Alece.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Alece entrega Medalha Paulo Bonavides na próxima segunda
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima segunda-feira (11/08), às 18h, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, loc...
Autor: Pedro Emmanuel Goes/Agência de Notícias da Alece
Bancadas partidárias da Alece têm alterações após o recesso
Neste segundo período legislativo, iniciado no último dia 1º de agosto, as bancadas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tiveram algum...
Autor: Juliana Melo/Agência de Notícias da Alece