Diretoria Legislativa

Alece realiza treinamento do ProDocs para assessores parlamentares

Por Júlio Sonsol
30/10/2024 11:15 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Treinamento foi realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Casa Treinamento foi realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Casa - Foto: Divulgação/Diretoria Legislativa da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Diretoria Legislativa (DL), realizou, nestas segunda-feira (28/10) e terça-feira (29/10), treinamento sobre o Sistema de Virtualização do Processo Administrativo (ProDocs). A ação, desenvolvida no Auditório 6 (Deputado Carlos Benevides), no Complexo de Comissões da Alece, é voltada para os assessores parlamentares dos 46 deputados e deputadas estaduais, e prossegue nestas quarta (30/10), quinta (31/10) e sexta-feira (01/11).

De acordo com o gerente do projeto e servidor do Departamento de Documentação e Informação (DDI), Kaio Fragoso, o ProDocs permitirá o acompanhamento do protocolo e processamento de processos administrativos virtuais – notadamente, a aplicação da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP), trazendo maior eficiência e gestão aos documentos produzidos pela Assembleia Legislativa.

"O ProDocs é um sistema que pretende tramitar eletronicamente os processos administrativos da Alece. Em um futuro próximo, será implantado em todos os processos da Casa, de maneira em que é extremamente importante que todos os servidores tenham conhecimento necessário pra sua operação", salienta o gerente.

Metodologia

Para o uso cotidiano dos assessores parlamentares, Kaio Fragoso assinala que o processo administrativo é extremamente sensível, haja vista que opera a VDP. "A Diretoria Legislativa, gerida por Fabrício Machado, juntamente com a Diretoria Administrativa e Financeira, que tem como titular Paulo Neiva, geriram a elaboração de um curso específico aos assessores parlamentares, sobre a tramitação da Verba de Desempenho Parlamentar no ProDocs", explica.

O gerente explica que o processo é realizado cotidianamente e protocolado pelos assessores parlamentares. Por isso, entende que todos devem ter uma visão prática dos processos. "O objetivo deste treinamento é justamente trazer na prática sobre como o assessor parlamentar deve buscar no sistema quais são os botões que tem que apertar, de forma a facilitar a sua vida”, pontua.

O treinamento foi também ministrado pelo analista legislativo João Lúcio, servidor do Departamento de Informação, e pela Fábrica Info, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.  Conforme explica Kaio Fragoso, a instrução em relação ao uso do ProDocs se propõe a ser contínua, porque há a necessidade de auxílio aos servidores em relação a essa nova tecnologia.

"Nossa ideia é continuar com os treinamentos com órgãos de direção e, em 2025, realizar uma nova rodada de treinamento para os servidores interessados que ainda não tiveram uma apropriação devida em outros treinamentos”, afirma, destacando que em 2023, foram treinados quase 700 servidores. “Neste ano, treinamos uma grande quantidade de servidores também. Estamos especificamente agora treinando os assessores parlamentares para um processo específico, com o objetivo de facilitar essa implantação", avalia.

Além de dar mais transparência aos procedimentos adotados no âmbito da Assembleia Legislativa, o ProDocs também propicia economia de papel e mais velocidade nas tramitações dos documentos, em meio virtual. "Antes, todos esses procedimentos relativos à VDP se davam por meio físico e isso gerava a utilização de uma grande quantidade de papel, além de diminuir o controle social. Com o novo sistema, temos um ganho tanto em relação à transparência quanto à questão ambiental", assevera.

Saiba mais

A implantação do ProDocs é realizada coletivamente, tendo à frente a Diretoria Legislativa, por meio do Departamento de Documentação e Informação (DDI). A expectativa é que o sistema seja concluído em 6 de março de 2025, data em que onde todos os processos administrativos se iniciarão no ProDocs.

O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, ressalta que a plataforma trará eficiência na administração, com maior agilidade na entrega dos resultados, e transparência das ações e gestão ambiental, com redução considerável do uso de papel.

A Diretoria Legislativa e o Departamento de Documentação e Informação se disponibilizam a dirimir dúvidas acerca da virtualização dos processos da Alece, por meio dos telefones 85.3277.2682 (DL) e 3277.2924 (DDI).

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/     

Veja também