Notícia

Alece realiza recepção especial para servidoras em alusão ao Mês da Mulher

Por Julio Sonsol
11/03/2025 13:14 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Servidoras foram recepcionadas com serviços de promoção da saúde Servidoras foram recepcionadas com serviços de promoção da saúde - Foto: José Leomar

As servidoras da Alece foram recepcionadas nesta terça-feira (11/03) de forma especial dentro da programação do Mês da Mulher da Casa. 

A ação foi realizada pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) com a parceria do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), a Ouvidoria Parlamentar, o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), por meio do Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa) e o Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho. 

As servidoras foram recebidas no hall de entrada do Plenário 13 de Maio pela Orquestra da Polícia Militar e também com estandes dos serviços que são disponibilizados pelos órgãos da Casa, como vacinação, teste de glicemia e colesterol, aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea, além de orientações profissionais de saúde e qualidade de vida.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que percorreu todos os estandes do receptivo, parabenizou as mulheres que fazem o Legislativo Estadual como servidoras ou parlamentares e que compõem a nossa sociedade. 

Presidente da Alece e primeira-dama participaram da recepção na Alece. Foto: José Leomar

"Nós estamos com vasta programação. É importante que todos vejam nos canais institucionais de comunicação as atividades que temos até o final de março em comemoração às mulheres para acompanhar", disse.

Na oportunidade, Romeu Aldigueri parabenizou o DSAS pela iniciativa realizada hoje e salientou que os serviços demonstrados e realizados nos estandes pelas células do departamento são desenvolvidas cotidianamente. "Estes setores trabalham pela saúde e pelo bem estar das mulheres da Casa e dos demais usuários dos serviços da Alece", destacou.

Na ocasião também foram entregues buquês de flores às parlamentares e servidoras da Casa, homenageando-as em nome de todas as mulheres que fazem a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Servidoras receberam flores em celebração ao Dia da Mulher. Foto: José Leomar

Defesa de direitos

O presidente da Alece salientou ainda que o Poder Legislativo possui ações eficazes na defesa dos direitos das mulheres. "Nós instalamos e vamos eleger hoje a primeira presidente, deputada Juliana Lucena (PT), da Comissão de Defesa e Direitos da Mulher. A parlamentar também ocupa o cargo de Procuradora Especial da mulher", salientou. Segundo o presidente, todas as proposições que envolvem os direitos das mulheres irão tramitar pela nova comissão.

A deputada Juliana Lucena afirmou que a iniciativa da recepção é um momento de integração e valorização das mulheres. "Nós estamos mostrando que as mulheres são o sexo forte e não os homens", frisou. "São vários serviços ofertados às servidoras de nossa Casa e quero também aproveitar a oportunidade para parabenizar a todas as mulheres. Quero dizer que estamos juntas", avisou a parlamentar. 

Deputada Juliana Lucena é a titular da Procuradoria Especial da Mulher na Alece. Foto: José Leomar

Juliana Lucena também lembrou que assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alece e que pretende ampliar os serviços oferecidos a todos os 184 municípios do Estado, em sintonia com o presidente Romeu Aldigueri. "Este é também o momento de fortalecer a luta de todas porque não é fácil ser mulher, porque sempre que alguma se destaca passa a ser atacada", completou.

Coragem e resistência

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, afirmou que o momento foi mais uma ação preparada com muito carinho durante março para celebrar as mulheres. "Este mês é uma oportunidade de destacar o tema, falar sobre a mulher e homenageá-las. Assim, mostramos para todas o quanto elas são importantes e necessárias para a nossa sociedade", apontou.

Tainah Marinho, primeira-dama da Alece, participou da atividade com servidoras. Foto: Bia Medeiros.

Diante do tema mulher, Tainah Marinho salientou que é importante discorrer sobre coragem e resistência. "Falar sobre mulher é falar sobre amor, crescimento de uma sociedade mais justa, igualitária e digna para todos. Faço questão de levantar esta bandeira e de falar sobre esse assunto e me sinto muito feliz por encontrar aqui na Alece tantas outras mulheres tão fortes e dispostas. Além de tudo, este é um momento de confraternização para a gente se conhecer melhor", avaliou a primeira-dama. 

Sensibilidade e compromisso

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece e presidente da Assalce, Luis Edson Sales, disse que a recepção é um momento muito importante porque mostra a sensibilidade e compromisso do presidente Romeu Aldigueri, bem como toda a Mesa Diretora da Alece, em valorizar todas as mulheres servidoras da Casa. 

Servidores do DSAS ofereceram serviços de saúde na ação do Dia da Mulher. Foto: José Leomar

"Vale salientar que das 12 células que compõem o DSAS, 10 são dirigidas por mulheres", indicou, citando as orientadoras Dionne Peixoto (Clínica Médica), Hermaria Câmara (Fonoaudiologia),  Amélia Capelo (Odontologia), Marina Frota (Enfermagem), Edinira Borges (Serviço Social), Conceição Guerra (Psicologia) , Regina Moreira (Nutrição), Ana Carolina (Fisioterapia), Mabelle Mota (Psicopedagogia) e Milene Mota (Terapia Ocupacional). 

Como merecem

A servidora Marjory Paixão, integrante da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho da Alece, considerou que a recepção é um momento muito relevante. “Espero que todas as mulheres que fazem parte da Alece se sintam acolhidas como nós merecemos”, comentou. 

 

  • Confira um pouco como foi a recepção:

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também