Notícia

Alece realiza programação especial em alusão ao Maio Laranja

Por Comunicação Interna/Com Assessoria
11/05/2026 14:35 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Célula de Publicidade e Marketing

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), promove ao longo do mês de maio uma programação especial em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Esta iniciativa busca fortalecer a conscientização sobre o tema, ampliar ações de prevenção e reafirmar o compromisso institucional com a proteção da infância e da adolescência.

Programação

Nesta quinta-feira (14/05), a partir das 14h, será realizado o evento Alece no Maio Laranja, em parceria com o Cineteatro São Luiz, equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará).

A agenda contará com duas sessões especiais de cinema voltadas a públicos distintos. Às 14h, dentro do projeto Escola no Cinema, será exibido o filme “Tromba Trem”, seguido de um debate educativo voltado à sensibilização e orientação de crianças e adolescentes sobre a temática.

Já às 17h30, haverá um momento institucional com a participação de autoridades convidadas. Em seguida, às 18h, será exibido o longa-metragem “Manas”, voltado ao público adulto.

O evento deverá reunir estudantes, educadores, representantes da sociedade civil e profissionais da rede de proteção, ampliando o diálogo sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes e reforçando a importância da atuação conjunta no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.

Além da programação no Cineteatro São Luiz, a Alece participará, na segunda-feira (18/05), a partir das 13h30, de uma mobilização na Praça do Ferreira em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha Maio Laranja, instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000.

A ação contará com oito apresentações culturais, entre balé, esquetes teatrais e apresentações de violino, além da participação de crianças e adolescentes acompanhados por projetos sociais de Fortaleza, profissionais da rede socioassistencial e organizações integrantes do Fórum Permanente das Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação reforça a importância da informação, da educação e da mobilização social como ferramentas fundamentais para a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Serviço
Alece no Maio Laranja - Cineteatro São Luiz
Data: 14/05 (quinta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Cineteatro São Luiz

Ação Maio Laranja - Praça do Ferreira
Data: 18/05 (segunda-feira)
Horário: a partir das 13h30
Local: Praça do Ferreira - entre as ruas Major Facundo e Floriano Peixoto, próximo ao Centro Cultural Banco do Nordeste.

 

Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também