Comitê de Responsabilidade Social

Alece realiza blitz educativa sobre câncer de próstata

Por Paulo Veras
21/11/2023 12:16 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Momento de realização da blitz, diante do Anexo II Momento de realização da blitz, diante do Anexo II - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, realizou, nesta terça-feira (21/11), blitz educativa sobre os cuidados com o câncer de próstata na entrada dos estacionamentos dos edifícios da Casa.

Durante a ação, equipes da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho abordaram os servidores em sua chegada ao trabalho, distribuindo panfletos com informações sobre ações preventivas para o diagnóstico precoce do câncer da próstata. A orientadora da Célula, Tamires Guimarães, explicou que este tipo de movimento é feito em todos os meses que possuam campanhas de prevenção e informativas quanto a um problema específico.

“Nossas equipes entregaram material informativo e os lacinhos azuis, cor da campanha”, disse Tamires. A orientadora lembrou que o assunto já foi tabu, mas que hoje em dia, sobretudo pelas campanhas de esclarecimento, a grande maioria dos homens tem mudado a postura. 

Servidoras realizam blitz no estacionamento do Anexo III - Foto: José Leomar

O evento aconteceu dentro da programação de ações da campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de chamar ainda mais atenção dos servidores do Parlamento, em especial os homens, dos perigos ligados à doença. Outras ações da campanha serão realizadas até o final do mês.

Diagnóstico precoce

O médico da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia, reforçou ser fundamental que os homens procurem se prevenir. Segundo o médico, o câncer da próstata é o segundo que mais é registrado entre os pacientes masculinos. “O acesso ao diagnóstico precoce possibilita até 90% de chance de cura”, explica.

De acordo com o médico, é importante salientar que pacientes que possuem casos de câncer na família devem iniciar os cuidados a partir dos 45 anos de idade. Já no que se refere aos que não possuem histórico familiar, os exames preventivos podem começar aos 50 anos. “Todos devem procurar o urologista para realizar os exames de dosagem do PSA e o toque retal. O conjunto dos exames dará ao especialista condição para um diagnóstico precoce mais preciso”, acentuou Joaquim Garcia.

Joaquim Garcia (centro), médico, com servidoras da Alece durante a blitz - Foto: José Leomar

Saiba mais

A campanha "Novembro Azul" é um movimento internacional que surgiu na Austrália, em 1999, e ocorre todo mês de novembro.  Naquele ano, em um pub (bar) australiano, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. Daí a campanha ser chamada em inglês de Movember (moustache + november) em inglês - em português bigode + novembro.

O objetivo da campanha é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. Durante este mês, diversas ações estão sendo realizadas na Alece para sensibilizar os homens a cuidar da sua saúde, incentivando a realização de exames médicos, em especial o exame de próstata.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também