Diretoria Geral

Alece realiza atividades com idosos em alusão ao Junho Roxo

Por ALECE
14/06/2022 14:10

Compartilhe esta notícia:

A ação foi promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social, A ação foi promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social, - Foto: Dário Gabriel

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (13/06), no auditório do Anexo III da Casa, atividades com idosos em alusão à campanha do Junho Roxo. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de junho. 

A ação foi promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, em parceria com Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI) da Casa, o Departamento de Assistência Social e Saúde (DSAS) e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). 

Participaram da tarde de atividades idosos atendidos pelo SAPI, moradores das comunidades do entorno da Casa Legislativa, participantes da Associação dos Servidores da Alece (Assalce) e de projetos do Corpo de Bombeiros.

Foram realizadas ações com foco na memória e cognição e a importância para a vida das pessoas idosas com Lucila Bomfim, do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI).

Também foram compartilhadas informações sobre os tipos de violência contra os idosos, a prevenção e maneiras de buscar ajuda com a advogada Evanile Aguiar, membro da diretoria da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE. Os idosos participaram ainda de vivência e confraternização. 

Cristiane Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social da Alece e presidente do MMLC, afirmou que é necessário sempre honrar e reverenciar todas as pessoas que vieram antes. Ela destacou a importância das ações em alusão ao  Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa para disseminar informação e prevenção. 

“Acredito que o poder público tem que ter o olhar de cuidado para todas as pessoas e, principalmente, para os idosos”, comentou, ressaltando que a gestão do presidente da Alece, Evandro Leitão, vem abrindo cada vez mais as portas do Parlamento para a população. 

Cristiane Leitão agradeceu e reconheceu o trabalho de Lucila Bomfim, servidora da Casa e orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS,que teve a iniciativa de construir um projeto focado nos idosos, ação que se tornou o Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI) da Casa

Luís Edson Sales, diretor do DSAS e presidente da Assalce, celebrou as atividades promovidas pela Alece que visam o bem-estar de todos. Ele apontou que a Assalce já desenvolve diversos trabalhos com servidores aposentados, realizando atividades voltadas para saúde e inclusão, como forma de acolhida e reconhecimento aos servidores que dedicaram tanto de sua vida à Casa Legislativa. 

SAPI

O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI) da Assembleia Legislativa do Ceará é um projeto multiprofissional de atendimento à pacientes do DSAS que busca promover atividades de estimulação e de reabilitação para a prevenção e tratamento do declínio cognitivo em adultos e pessoas idosas. 

O SAPI trabalha com enfoque na atenção, concentração, memória, promovendo maior eficiência funcional e mental, contribuindo com a autoestima e o convívio social e proporcionando bem-estar físico, mental, social, assim como harmonização das emoções. 

 Da Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

 

Veja também